De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este ano será mais de 61 milhões de casos registrados no Brasil, um número que merece alerta. Em 2016, foram 13,772 mil mortes de homens em decorrência do câncer de próstata no país.
Embora seja mais comum a ocorrência do câncer de próstata em homens com idade acima de 50 anos, a prevenção deve começar bem antes, sendo ideal que já aos 45 anos para os indivíduos com maior pré-disposição genética com histórico familiar da doença.
Vale destacar que apenas o médico é capaz, por meio de história clínica detalhada, exame físico e exames complementares, de diagnosticar o câncer de próstata.
O objetivo da conscientização é combater o preconceito que ainda existe em muitos homens de não ir ao médico – infelizmente este tabu entranhado na mente masculina abrevia a vida de muitos – por serem diagnosticados com o câncer de próstata já em fase avançada.
É importante destacar que os cuidados com a saúde masculina não podem se restringir ao mês de novembro. Todo mês é mês de prevenção. Todo dia é dia de cuidado com a saúde, pois a vida merece cuidados. Por fim, homens, busquem sempre o melhor para a saúde de vocês e não fujam das políticas públicas de rastreamento.