Os senadores iniciaram, hoje (10), em plenário, o primeiro dia de discussão do segundo turno da reforma da Previdência. A previsão é que a matéria seja votada no dia 22.
A PEC precisa ser aprovada em segundo turno para ser promulgada, e as novas regras de aposentadoria, pensões e auxílios passarem a valer.
O plenário do Senado concluiu a votação em primeiro turno das mudanças nas regras previdenciárias no último dia 2, com a análise dos destaques com sugestões de alterações ao texto-base. Na véspera, os senadores aprovaram o texto-base por 56 votos a favor, 19 contra e nenhuma abstenção. Seriam necessários 49 votos, equivalentes a três quintos mais um dos senadores, para aprovar a proposta.
A PEC muda as regras de aposentadoria e de pensão dos trabalhadores do Regime Geral de Previdência Social e dos servidores públicos civis. A proposta aumenta o tempo para se aposentar, fixa uma idade mínima e eleva as alíquotas de contribuição.
O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dois turnos.
No Senado os senadores Jayme Campos (DEM), Selma Arruda (Pode) e Wellington Fagundes (PL), votaram favoráveis à reforma.
Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil Brasília com Redação blogdoeduardogomes
FOTOS: Agência Senado