Senadores republicanos aliados ao presidente Donald Trump estão prometendo desafiar os votos da eleição presidencial de 2020. Eles buscam não apenas simplesmente reverter os resultados das eleições de uma vez, mas criar uma investigação independente em cada estado norte-americano.
Embora incomum, esta não seria a primeira vez na história dos EUA que tal processo viria à tona, escreve a Fox News. Foi o que aconteceu após a eleição de 1876, permitindo que Rutherford B. Hayes se tornasse presidente.
“Devemos seguir esse precedente”, disse o senador Ted Cruz, acompanhado de outros dez senadores atuais e recém eleitos, em um comunicado conjunto.
“A saber, o Congresso deve nomear imediatamente uma Comissão Eleitoral, com plena autoridade de investigação e apuração de fatos, para realizar uma auditoria de emergência de dez dias dos resultados eleitorais nos estados em disputa. Depois de concluída, os estados individuais avaliariam as conclusões da comissão e poderiam convocar uma sessão legislativa especial para certificar uma mudança em seu voto, se necessário”, concluiu Ted Cruz.
Sputniknews
FOTO: br.sputnik.com