Sinop Energia promove incentivo ao aleitamento

Por meio do Programa de Saúde Pública (PSP), a Sinop Energia, Concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, realizou em parceria com os profissionais de saúde do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Cláudia, uma ação voltada ao aleitamento materno, para gestantes e lactantes acompanhadas pelo Núcleo e convidadas, bem como para profissionais alocados na Pastoral da Criança do município, onde foi realizado o projeto.

A atividade, executada pela empresa Juris Ambientis, pretende dar visibilidade e promover informações acerca da importância da amamentação para as crianças e para as mães. Desde 2017, no âmbito da saúde, agosto passou a ser intitulado como ‘’Agosto Dourado’’, mês voltado ao incentivo à amamentação. Desta forma, é de extrema importância ações de educação em saúde a fim de enfatizar a importância do aleitamento materno até os seis meses de vida, pois contribui significativamente para o desenvolvimento infantil, além de ter impacto na vida adulta da criança.

Durante a palestra, foram abordados temas importantes sobre o aleitamento materno, iniciando com explicação do significado deste mês e sobre os benefícios para mãe e bebê. Com o auxílio de bonecos, foi ensinado métodos para uma amamentação satisfatória, exemplificando por meio de recursos audiovisuais como deve ser realizada a “pega correta” no seio materno para o bebê se alimentar. Também foram abordados os problemas mais comuns durante a amamentação (fissuras, ingurgitamento mamário e mastite), ensinando as causas, métodos para preveni-los e tratamentos.

A agente de Endemias do município de Cláudia, Regina Trindade, foi uma das convidadas para participar da atividade, pois está gestante pela segunda vez. Ela diz que a experiência, que não teve durante a gestação do primeiro filho, é importante para todas as mães lactantes, mas fundamental para as mães de primeira viagem. “Foi repassada a forma correta de amamentar e a importância que o aleitamento materno tem para a mãe e o bebê. Acredito que esta atividade deveria ser mantida durante o ano todo, não só no mês de agosto”, salientou.

PSP

O Programa de Saúde Pública da Sinop Energia é executado com foco em conhecer as endemias às quais a população pode estar suscetível permitindo traçar ações eficazes de combate ou prevenção da ocorrência dessas endemias. Por isso, tem o intuito de prevenir e controlar os possíveis impactos referentes à saúde pública vinculados à implantação da Usina Hidrelétrica Sinop na Área de Influência Direta (AID) do Empreendimento, por meio de ações de vigilância epidemiológica, prevenção e controle de doenças.

 

Assessoria com foto arquivo ilustrativa