Solidariedade tempera feira gastronômica na Festa de São Benedito

Capela de São Benedito

O que há por trás dos deliciosos sabores que permeiam as barracas da Festa de São Benedito não é segredo: quem está pelos bastidores traz consigo ingredientes pra lá de especiais – carinho e gratidão. Para dar conta de cerca de 1.500 pratos por dia, quantidade que pode vir a dobrar no sábado e domingo, centenas de pessoas se voluntariam para as mais variadas tarefas culinárias. A festa teve início nesta quinta-feira (28) e segue até domingo, em Cuiabá.

Na missão de preparar o prato oficial do evento – a tradicional Maria Izabel acompanhada por farofa de banana e tutu de feijão –, um time de quase 30 voluntários da comunidade assumem o comando da cozinha. Junto com uma equipe bastante empenhada de mais de 100 pessoas, eles se revezam em turnos para deixar tudo pronto para o evento – que, por sua vez, contou com doações prévias de alimentos destinados pela população.

A feira gastronômica também contará com oito barracas da família por noite. Entram em cena, de forma alternada, quitutes como costelinha de porco, sarapatel, carne seca com banana verde, revirado de carne, bobó de galinha, espetinho de carne, estrogonofe de frango e carne, arroz a braga, frango surpresa, feijoada, macarronada de frango, mini pizza, risoto de frango, vatapá de peixe e camarão, panqueca de carne e frango, açaí, fricassê de frango, pastel, crepe, caldos, tortas e doces.

De acordo com Anna Edir Akerley Bumlai, de 76 anos, que foi rainha da festa em 1994, participar das barracas das famílias na Festa de São Benedito é uma honra e, acima de tudo, sinônimo de fé e doação das famílias.

São Benedito é milagroso. O que vemos na festa é devoção e amor por parte de todos os participantes. No início, tivemos que convidar as famílias mais antigas e os festeiros para colocarem barracas. Hoje, todos querem participar de alguma forma. Já estamos com oito famílias por noite. A dedicação é muito grande. Tem pessoas ‘de idade’ até mais jovens. Meus netos já participaram”, destaca Anna Edir, que é uma das coordenadoras das barracas das famílias.

SOLIDARIEDADE – Conforme explica o rei da Festa de São Benedito, Niuan Ribeiro, para além da dedicação e do voluntariado, os participantes (público, apoiadores e equipe) também estarão contribuindo com projetos sociais, bem como com a preservação e manutenção da Capela de São Benedito e Igreja Nossa Senhora do Rosário, que é considerada patrimônio histórico. Isto, com a doação do lucro arrecadado na festa obtido com a venda das comidas e itens do bazar. “Esse valor será revertido para ajudar 20 comunidades, que abrangem desde a região do centro de Cuiabá até áreas rurais. Ao mesmo tempo, a Igreja não recebe nenhum tipo de incentivo. Logo, parte da doação é para as despesas voltadas para conservação de sua estrutura. Mas, as contribuições com alimentos continuam durante todo o ano. Inclusive, a festa encerra no domingo, mas seguimos com jantares sociais, todas as terças, com exceção da próxima semana”, comenta.

FESTA DE SÃO BENEDITO – A fé e devoção ao Santo Padroeiro de Cuiabá, o São Benedito, irá movimentar milhares de mato-grossenses essa semana. No dia 28 de junho teve início a celebração da tradicional Festa de São Benedito da Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito.

“A história de São Benedito se confunde com a da nossa querida capital e caminha para completar 300 anos. Hoje, a festa venceu as barreiras da religião e se tornou um importante acontecimento cultural mato-grossense”, destaca a rainha da Festa de São Benedito, Cecília Fortes.

A programação segue até o dia 1º de julho com diversas atividades – entre elas, missas pela madrugada, procissões, apresentações culturais e feira gastronômica, que dispõe de comidas típicas regionais.

 

PROGRAMAÇÃO

28 de junho – Quinta-feira

1° dia do Tríduo
Lema: Sem violência, somos todos irmãos
Cor litúrgica: Vermelho

4h – Alvorada de fogos
4h30 – Procissão dos festeiros
5h – Missa festiva
6h10 – Encerramento: Hino de São Benedito
6h20 – Chá com bolo
18h – Happy Hour São Benedito
19h – Feira gastronômica comidas típicas
19h30 – Apresentações culturais e shows artísticos | O Samba, a Bossa e as Novas, Banda Ellus, Ney Aroeira e Karapulsa
23h – Encerramento da programação do dia

29 de junho – Sexta-feira

2° dia do Tríduo
Lema: Uma sociedade justa supera a violência e promove a paz
Cor litúrgica: Verde

4h – Alvorada de fogos
4h30 – Procissão dos festeiros
5h – Missa festiva
6h10 – Encerramento: Hino de São Benedito
6h20 – Chá com bolo
19h – Feira gastronômica comidas típicas
19h30 – Apresentações culturais e shows artísticos | Grupo Sedusamba, To Pop Som (Lambadão), Junior e Nando
23h – Encerramento da programação do dia

30 de junho – Sábado

3° dia do Tríduo
Lema: Que nossa missão avance como uma “Igreja em saída”
Cor litúrgica: Verde

4h – Alvorada de fogos
4h30 – Procissão dos festeiros
5h – Missa festiva
6h – Pronunciamento da Rainha Cecilia Fortes e oração de São Benedito: Rei Niuan Ribeiro
6h10 – Encerramento: Hino de São Benedito
6h20 – Chá com bolo
19h – Feira gastronômicas – comidas típicas
19h – Apresentações culturais e shows artísticos | Portal dos Anjos, Grupo de Dança São Gonçalo, Orquestra de Violas (show nacional), Ricco e Léo (show nacional), Scort Som
23h – Encerramento da programação do dia

1º de julho – Domingo

Lema: São Benedito, prova de amor a Deus e ao povo cuiabano
Cor litúrgica: Vermelho

4h – Alvorada de fogos
4h30 – Procissão dos festeiros
5h – Missa festiva
6h – Pronunciamento do Rei Niuan Ribeiro e oração de São Benedito: Rainha Cecilia Fortes
6h10 – Encerramento: Hino de São Benedito
6h20 – Chá com bolo
11h – Show com Sedusamba
12h – Feira gastronômica comidas típicas
17h – Procissão de São Benedito, saindo da Igreja e seguindo pela Avenida do CPA até a Polícia Federal, retornando pelo mesmo trajeto
19h – Momento de Louvor ao Santo Negro pelos fiéis, seguido da benção
19h15 – Feira Gastronômica – comidas típicas
19h30 – Apresentações culturais e shows artísticos | Portal dos Anjos, Lambadeiros de Elite, Henrique, Claudinho e Pescuma, Erre Som
23h – Encerramento da programação

 

Assessoria com Redação

FOTO em Arquivo Tchélo Figueiredo