SUL-AMERICANA – De virada Flamengo passa pelo Junior Barranquilla

Felipe Vizeu comemora o gol da virada

Com muita emoção, drama e suor, o Flamengo venceu de virada a primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o clube rubro-negro teve de se desdobrar em campo para ganhar por 2 a 1 do Junior Barranquilla e levar uma vantagem para o duelo da volta, na próxima quinta, às 21h30 (de Mato Grosso), desta vez na Colômbia.

No estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, na semana que vem, o Flamengo joga por um empate para se classificar à decisão contra Libertad ou Independiente – os paraguaios venceram por 1 a 0, em Assunção, e a volta será na próxima terça, na Argentina. Pode até perder, desde que seja por um gol de diferença a partir de 3 a 2. Um novo 2 a 1, desta vez para o Junior Barranquilla, levará a decisão da vaga para a disputa por pênaltis.

Em campo, o Flamengo começou com muito entusiasmo, mas pouca organização e inspiração. O time carioca chegava ao ataque, mas não assustou muito o goleiro Viera. Só um chute do meia argentino Mancuello, aos 11 minutos, levou certo perigo.

Pouco tempo depois, aos 16 minutos, um grande susto. O goleiro Diego Alves se chocou com o atacante Chará e sentiu fortes dores na costela. Teve de ser substituído por Alex Muralha, muito contestado anteriormente. E no minuto seguinte à sua entrada, o Junior Barranquilla fez o seu gol com o centroavante Téo Gutiérrez aproveitando um cruzamento da esquerda de Germán Gutiérrez.

Com a vantagem, o time colombiano jogou como quis. Se fechou na defesa e buscou os contra-ataques. O Flamengo teve uma boa chance em cabeçada de Felipe Vizeu e o Junior Barranquilla poderia ter feito o segundo em um chute de Chará, defendido por Alex Muralha. Nada de gol e vaias da torcida rubro-negra na saída para o intervalo.

O segundo tempo foi mais agitado e começou com chances claras para as duas equipes. Rapidamente, aos sete minutos, o técnico colombiano Reinaldo Rueda atendeu aos pedidos dos torcedores e colocou o garoto Vinícius Junior. O Flamengo melhorou e passou a pressionar o Junior Barranquilla. Aos 22 minutos, só não empatou por causa de uma defesa milagrosa de Viera em uma cabeçada de Réver.

Jogo franco, disputado palmo a palmo

De tanto insistir em jogadas de bola aérea como forma de vencer a defesa colombiana, o Flamengo empatou aos 30 minutos. O zagueiro Juan aproveitou mais um cruzamento do lateral-esquerdo Trauco e acertou a cabeçada no canto direito do goleiro do Junior Barranquilla.

Na base da empolgação e da vibração da torcida flamenguista, o time foi para cima e conseguiu a virada em um belo gol de Felipe Vizeu, aos 36 minutos. Trauco cruzou na área para Willian Arão, que tocou de cabeça para trás. O centroavante, mesmo canhoto, acertou um chute de primeira no ângulo esquerdo alto de Viera.

Ainda teve tempo para a equipe da Colômbia ter mais uma oportunidade, em um chute de fora da área de Chará, mas Alex Muralha espalmou para frente e evitou o empate.

Antes da partida decisiva pela Copa Sul-Americana, o Flamengo terá outro grande desafio pela frente. Na luta por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, faz neste domingo um confronto direto contra o Santos, às 18 horas (de Mato Grosso), no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, pela 37.ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

 

FICHA TÉCNICA

 

FLAMENGO 2 x 1 JUNIOR BARRANQUILLA

 

FLAMENGO – Diego Alves (Alex Muralha); Pará, Réver, Juan e Trauco; Cuéllar, Willian Arão, Diego e Mancuello (Vinicius Junior); Éverton Ribeiro (Lucas Paquetá) e Felipe Vizeu. Técnico: Reinaldo Rueda.

JUNIOR BARRANQUILA – Viera; Murillo, Rafael Pérez, Arias e Germán Gutiérrez; Leonardo Pico, Cantillo, Mier (Luis Díaz) e Yony González; Téo Gutiérrez (James Sánchez) e Yimmi Chará. Técnico: Julio Comesaña.

GOLS – Téo Gutiérrez, aos 20 minutos do primeiro tempo; Juan, aos 30, e Felipe Vizeu, aos 36 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Éverton Ribeiro (Flamengo); Murillo (Junior Barranquilla).

ÁRBITRO – José Argote (Fifa/Venezuela).

R$ 2.049.522,50.

PÚBLICO – 33.854 pagantes (41.804 no total).

Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

 

AE