Paulo Saraiva, de 17 anos, recentemente marcou seu primeiro ponto no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), quando teve uma vitória sobre o argentino, Lorenzo Gagliardo por dois sets a zero, no Circuito Internacional de Tênis, em maio deste ano, em Brasília. O adversário é dois anos mais velho do que Richard, tem estrutura física maior e está mais avançado na carreira. “Tive uma noite muito complicada com febre e dor de cabeça, mas mesmo assim estava preparado para jogar, me divertir e tentar ganhar. No último set, foi com o saque que garanti os pontos que me salvaram. E estava mentalmente muito tranquilo na partida, mesmo estando em um dia abaixo do que poderia render. Desfrutei ao máximo e acabei me dando bem no final”, disse Paulo André Saraiva.
Nascido em Cuiabá, Richard Gama, 15 anos, começou a praticar a modalidade aos seis anos por influência do exemplo paterno, o pai e professor de tênis, Emerson Gonçalves. De lá para cá, já conquistou inúmeros troféus de nível estadual, nacional e internacional em categorias infanto-juvenis. Já nessa final do Circuito Estadual de Tênis de MT, Richard lutou como “Davi” contra “Golias”. “Esperava um jogo duro. Entrei em quadra meio sem confiança, pois ele é muito maior que eu, mais velho, alto e forte. Mas dentro de quadra passei a jogar bem e isso elevou minha confiança. Até que consegui achar um modo de jogar contra ele e fiz um ótimo jogo. Um dos meus melhores mesmo tendo perdido. Agradeço aos patrocinadores e aos torcedores por terem confiado em mim”, diz Richard.
Na 1ª Classe Pro, Paulo Saraiva faturou o título de campeão ao vencer Richard Gama na final por dois sets a um e placar parcial de 7/5, 4/6 e 6/4. Ele também venceu Pablo Gomes nas semifinais por 6/0 e 6/1, ganhou de Júlio Benegas nas quartas de final por 6/1 e 6/2, superou Plínio Gomes nas oitavas de final por 7/5 e 6/0 e ganhou de Flanderson Marques na primeira rodada por 7/5 e 6/0.
Richard Gama começou a chave com vitória sobre Elves Barreto por 6/3 e 6/4, depois venceu Gabriel Santos nas oitavas de final por duplo 6/3, em seguida superou Pedro Paula nas quartas de final por 6/1, 4/6 e 10/7, ganhou de virada de Bryan Kuntz nas semifinais por 2/6, 7/5 e 10/7 e, para finalizar, teve uma derrota na final contra Paulo Saraiva por 7/5, 4/6 e 6/4. Por pouco não venceu.
O Circuito Estadual de Tênis de Mato Grosso, organizado pela Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT) com academias, clubes e administradores de torneios, terá a próxima etapa realizada no Caiçara Tênis Clube, de 01 a 05 de agosto, em Rondonópolis. Mais informações via Facebook e site da federação (http://www.tenisintegrado.com.br/).
Junior Martins com fotos