Um voo da Varig, de São Paulo para Belém, com a tripulação despreparada para a evolução da navegação aérea com a incorporação da computadorização na definição da rota resultou na queda de um Boeing 737-200 em São José do Xingu causado a morte de 12 e ferimentos em 42 dos 54 passageiros.
Na etapa final do voo prevista para 50 minutos entre Marabá e Belém, e iniciada no final da tarde, a aeronave foi reabastecida, mas a desorientação pela mudança com a incorporação do quarto dígito deixou perdidos o comandante Cezar Augusto Pádula Garcez e o copiloto Nilson de Souza Zille.
O Boeing ao invés de seguir para Belém voou rumo a São José do Xingu e quando ocorreu a pane seca pousou na copa das árvores.
Logo após o acidente jornais davam conta de que a tripulação estaria acompanhando o jogo da seleção brasileira contra os chilenos, no Maracanã, pelas eliminatórias da Copa de 1990. Comandante e copiloto foram condenados a quatro anos de prisão, cada, mas suas penas se converteram em prestação de serviço comunitário.
BANGUE- BANGUE – O noticiário sobre a queda do Boeing ganhou um tom estranho, pois o local da queda era citado como São José do Bangue-bangue, no Vale do Araguaia, em Mato Grosso. Bangue-bangue foi o primeiro nome de São José do Xingu, à época distrito. A denominação nada tem a ver com violência na região: ela deriva da referência regional, a Fazenda Bangue-bangue à margem da Estrada da Bituca, que liga a agora cidade à malha rodoviária estadual.
SÃO JOSÉ DO XINGU é município com 7.459,645 km² e 5.595 habitantes na comarca de Porto Alegre do Norte. Seu Ìndice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,657 e a renda per capita R$ 44.052,92. A cidade não tem acesso pavimentado.
A emancipação aconteceu em 20 de dezembro de 1991 por uma lei de autoria do deputado Hermes de Abreu e sancionada pelo governador Jayme Campos. Sua área territorial foi desmembrada de Luciara e São Félix do Araguaia.
FOTOS:
1 – Arquivo
2 – Varig – Divulgação