Wellington e Cidinho votam com Aécio; Medeiros, contra

Sessão que decidiu sobre a volta de Aécio

Wellington Fagundes e Cidinho Santos (ambos PR) votaram em defesa de Aécio Neves. José Medeiros (Podemos) votou pela degola do colega tucano mineiro. Por 44 votos a 26  e com 10 ausências o Senado rejeitou o afastamento do senador e lhe devolveu o exercício do mandato. Aécio está afastado do plenário por decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que também lhe impôs medida cautelar, que o impede de sair de casa no período noturno.

A votação aconteceu no final da tarde dessa terça-feira, com transmissão por canais de televisão e emissoras de rádio.

Com base em delações de executivos do JBS Aécio é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber R$ 2 milhões de propina daquele grupo empresarial, mas o senador nega. O MPF também o acusa de obstrução de justiça. Ainda não há processo contra Aécio no STF.

Pouco antes da votação José Medeiros bateu boca com o senador Humberto Costa (PT/PE). Costa foi um dos articuladores da tentativa de manter a decisão do STF contra Aécio. O detalhe é que ambos votaram contra Aécio.

Amanhã (18) o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB/CE), comunica a decisão ao STF e Aécio volta à atividade parlamentar.

 

EDUARDO GOMES/blogdoeduardogomes

Foto: Dida Sampaio/Agência Estado