Boa Midia

Austeridade? Na Sema contratação supera demissão de servidor

Mauro Mendes numa solenidade na Polícia Militar
Mauro Mendes numa solenidade na Polícia Militar
Governador demite 38 e contrata 40 comissionados

Em meio a uma austera política de contenção de gastos o governador democrata  Mauro Mendes nomeou 33 servidores comissionados para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), conforme mostra o Diário Oficial em sua edição desta sexta-feira, 11. A esse numeroso grupo soma-se a nomeação da secretaria da Sema, Mauren Lazzaretti; e o remanejamento de outros seis servidores cujos nomes estão numa lista de 44 exonerados daquela secretaria. No total a Sema ganha 40 novos comissionados.

Esse episódio na Sema merece análise mais aprofundada.pois tem todos os indícios de troca de comissionados não afinados politicamente, por outros, que se identificam com o governador. Tanto assim, que pouco antes da leva de contratação Mauro demitiu 44 comissionados daquela secretaria, mas tratou de remanejar para outras funções, também de confiança, seis atingidos pelo facão.

Em suma: na prática Mauro demitiu 38 e contratou 40. Ao invés de enxugar a folha salarial a aumentou – ou inchou, como queiram.

Essa manobra acontece no momento em que o governador parcela pagamento de 13º salário, escalona a folha salarial, aumenta alíquotas de tributos, inclui itens à base de arrecadação tributária, cria insegurança jurídica – ou tenta criá-la, pois sua proposta tem que passar pelo crivo de sua doce Assembleia Legislativa – e avisa que dará bilhete azul a três mil servidores.

Esse ato de Mauro não mereceu destaque no noticiário. Até o momento, nenhum sindicato, central sindical, deputado e veículo de Comunicação se debruçou sobre a questão.

QUEM FICA – Em meio ao vaivém de demissão e contratação, Mauro manteve na Sema os comissionados Eliana Maria Moraes de Aguiar, Alex Sandro Marega, Jânio Gonçalo Maciel de Morais, Jaqueliny Carla de Moura Leite, Jean Carlos Holz e Bruno Saturnino do Nascimento. Esse grupo foi contemplado com a chamada queda para cima. Ao invés de demissão ganhou promoção. Coisas do pacto proposto por Mauro para sanear as finanças.

Da Redação

FOTO: Mayke Toscano – Governo de Mato Grosso – Em 10 de janeiro

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies