Boa Midia

Cartas na mesa para defender o produtor contra os efeitos climáticos

Eduardo Gomes

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

Na segunda-feira, 14, o senador Jayme Campos (União) promove um workshop, no Cenarium Rural, em Cuiabá, para discutir com produtores rurais propostas para o projeto em tramitação no Senado, que visa melhorar os marcos legais do seguro rural. O evento acontece entre 10 e 15h30 e sua realização conta com apoio das principais entidades que representam o setor produtivo mato-grossense.

Jayme Campos é o relator do projeto e quer ouvir o setor produtivo mato-grossense, que responde pelo maior cultivo de soja, milho safrinha e algodão no Brasil.

As mudanças climáticas atingem duramente o agronegócio. Em Mato Grosso a semeadura da soja está atrasada por conta da estiagem. Estima-se que apenas 2% dos 12,7 milhões de hectares que deverão ser cultivados com a leguminosa tenham sido plantados.

As mudanças climáticas atingem também os animais

O calenário agrícola nunca foi preciso, mas nas últimas safras o cenário tomou um rumo preocupante, pela redução do volume das chuvas, e o atraso das mesmas nos períodos necessários. Além disso, o aumento da temperatura e os vendavais que causam prejuízos em instalações atingem literalmente o produtor rural. Jayme quer extrair sugestões para serem incorporadas ao novo modelo de seguro rural que o Senado debate.

Além de produtores e dirigentes de entidades classistas do agronegócio, políticos também participarão. O deputado estadual Júlio Campos (União), vice-presidente eleito da Assembleia Legislativa, confirmou presença. Júlio Campos preside a Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia e preocupa-se com a verdadeira crise climática instalada em Mato Grosso, e que não poupa nenhum bioma. O deputado defende que o produtor tenha ampla cobertura securitária para que possa produzir com garantia, independentemente os revezes climáticos.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies