Católicos cuiabanos preparam festa para a padroeira do Brasil
Há 300 anos, três pescadores encontraram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba, durante uma pesca sem nenhum sucesso. No entanto, após o achado, os pescadores pescaram tanto peixe a ponto de retornarem ao porto com medo de que a canoa pudesse virar. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida e toda a população local entendeu o fato como uma verdadeira intervenção divina.
A santa é reverenciada em uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, vestida com um manto azul. Em 1930, o papa Pio XI decretou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como rainha e padroeira do Brasil. A festa em sua honra é celebrada todos os anos no dia 12 de outubro, data em que se comemora também o Dia das Crianças.
A basílica de Aparecida é a segunda maior do mundo, com capacidade de 45 mil fiéis em seu interior e está localizada no município de Aparecida, no interior de São Paulo.
Neste ano, os fiéis cuiabanos têm um motivo a mais para a comemoração. Além dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, a paróquia, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida, está prestes a completar 30 anos de fundação e os festejos já se iniciam. A data oficial é no dia 14 de fevereiro de 2018, mas a preparação já está a todo vapor.
Conforme explica o frei Gilberto Bedin, antes da inauguração da paróquia, já existia na região do Coxipó a comunidade Aparecida, que pertencia à paróquia Nossa Senhora da Guia, que é muito grande em extensão. “O bispo dom Bonifácio, que agora é emérito, precisava transformar a comunidade Aparecida em paróquia, então ele pediu à congregação dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul para que enviasse uma na missão para trabalhar aqui; então assumimos a paróquia desde a fundação”, explica.
Hoje a Paróquia Nossa Senhora Aparecida conta com 25 unidades espalhadas pelo Coxipó. “Nós estamos desde o início juntos, os paroqueanos se dedicam muito às devoções de Maria, porque temos uma fé muito grande”, destaca frei Gilberto.
A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida já encontra-se em período de festa. No último dia 3 foi dado início à novena, que é realizada todos os dias, às 19h30 e termina no próximo dia 11. O encerramento será às 19h20 na comunidade Santa Luzia, localizada na Cohab São Gonçalo, local de partida da procissão que vai até à Comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde terá a missa e a inauguração do Monumento dos 300 anos da aparição da padroeira do Brasil. Este monumento é uma réplica do monumento que se encontra no Vaticano, em Roma, onde têm a imagem dos três pescadores, dos peixes e de Nossa Senhora Aparecida, feita em aço.
Já para comemorar esta data tão especial que é o dia 12 de outubro, a programação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida começa cedo, às 5 horas, com a Missa Magnificat, logo após, às 7h30, será servido o chá com bolo. Às 9 horas acontecerá a missa em homenagem ao Dia das Crianças, com apresentação do grupo musical infantil Jaiminho, de Várzea Grande, e entrega de doces. Às 11h30 será servido o almoço, no barracão anexo à Paróquia. Ás 19 horas, será celebrada outra Missa Magnificat com a presença do bispo dom Milton e em seguida encerram se as atividades com a quermesse, onde os fiéis vão poder desfrutar de muita comida tipa e música ao vivo. A expectativa é que cerca de 9 mil pessoas passem pela paróquia entre os dias 11 e 12.
VANESSA MORENO/blogdoeduardogomes
FOTO: Divulgação
Comentários estão fechados.