Coletivo Cuiabá e o Dia das Crianças
O dia mais esperado pelas crianças está chegando! No próximo dia 12 de outubro muitas delas desejam ser presenteadas e esta é uma oportunidade para praticar uma boa ação. O Coletivo Cuiabá, associação voluntária, organiza neste sábado (7) um bazar com peças de roupas que serão vendidas a preços simbólicos entre R$ 2 e R$ 10. O valor será revertido para a ampliação da sede, em Cuiabá, um espaço coletivo que é um verdadeiro presente para as crianças que frequentam o local. “Diante do aumento no número de crianças atendidas pela casa, a associação ficou pequena para desenvolver novas aulas”, explica Maria Eduarda Scedrzyk, voluntária e presidente da associação.
Além do bazar, na manhã deste sábado acontecerá a tradicional comemoração do Dia das Crianças, realizada pelos voluntários do Coletivo. O evento é gratuito e crianças de qualquer idade podem participar se divertindo nos brinquedos e se deliciando com um cardápio repleto de gostosuras que será oferecido no local.
O Coletivo Cuiabá
Um grupo de amigos engajados na prática da boa ação, levando alegria para crianças, realizando ações solidárias pela cidade, foi assim que surgiu o Coletivo Cuiabá, uma associação fundada em 2013 que tem o propósito de contribuir com a melhoria da cidade. “Nosso objetivo é ser uma incubadora de projetos sociais onde qualquer cidadão que tenha o desejo de dar aulas/oficinas tenha o espaço da casa coletiva para desenvolve-lo”, explica Maria Eduarda Scedrzyk.
As ações realizadas pelos voluntários foram se desenvolvendo, o número de voluntariado aumentando e, consequentemente, o número de jovens e crianças atraídas pelo projeto cresceu, com isso surgiu a necessidade de construir uma sede, a Casa Coletiva que funciona três vezes por semana com aulas de inglês, xadrez, ballet, yoga, jiu-jitsu e muai thay.
Hoje a Casa está aberta não só para as crianças, mas para toda a comunidade, porém, Maria Eduarda relata que, pela falta de voluntários, o público adulto ainda não está sendo atendido. “O Coletivo Cuiabá não é voltado apenas para crianças: é para toda a comunidade. No entanto, ainda não surgiram voluntários com projetos a serem desenvolvidos com adultos e idosos”, destaca.
“Nossa plataforma é exclusivamente voluntária, precisamos de pessoas que tenham vontade de realizar algo para a comunidade e nós servimos como ponte, oferecendo o espaço, material preciso para realização do projeto e o contato direto com a comunidade para que participem das atividades da casa”, pontua a presidente.
O Coletivo Cuiabá conta com 70 voluntários e atende também cerca de 70 crianças de todas as idades. Além das aulas, a Casa funciona todas às terças e sábados com uma Biblioteca Comunitária.
A festa em comemoração ao Dia das Crianças da Casa existe desde a sua fundação; e nesse ano o evento acontece das 9 às 12 horas, na sede da Casa Coletiva, que está localizada à Rua Peroba, número 19, bairro Jardim Gramado.
VANESSA MORENO/blogdoeduardogomes – também foto
Comentários estão fechados.