Conselvan amanhã: uma nova cidade em Mato Grosso
Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
Mato Grosso com sua dimensão quase continental tem vazios institucionais que dificultam seu crescimento e, sobretudo, prejudicam a população de distritos com potencial para se transformar em municípios, como é o caso de Conselvan, de Aripuanã e distante 80 km daquela cidade. O professor e produtor rural Valdecy Vieira levanta a bandeira pela emancipação de Conselvan.
Pioneiro em Conselvan, Valdecy Vieira foi vereador, professor e diretor de escola quando o distrito ensaiava seus primeiros passos, mas sem estrutura para ser cidade. Apesar do isolamento, da falta de regularização fundiária e da limitação dos serviços oferecidos pelo Estado, Conselvan cresceu, tem cerca de 8.500 moradores na área urbana e na zona rural. O desenvolvimento do lugar é uma das motivações para Valdecy Vieira disputar a eleição para vereador, filiado ao PL, com o número 22.123. Sua meta parlamentar, além de se empenhar na solução de problemas em Aripuanã e de lutar por suas demandas, é deflagrar o movimento para Conselvan ser cidade.
Valdecy acredita que a emancipação mudará o perfil de Conselvan e terá impactos positivos sobre a região e cita alguns exemplos de distritos que foram emancipados e instalados nos anos 2000 e que ocupam lugar de destaque em Mato Grosso. Destaca Colniza, que pertenceu a Aripuanã e tem 26 mil habitantes, “e cuja emancipação não prejudicou o município-mãe”; destaca Santa Rita do Trivelato, que tem uma das maiores rendas per capitas mato-grossenses; Santo Antônio do Leste e Ipiranga do Norte, que estão entre os campeões de produção agrícola.
Além de Conselvan, Valdecy cita outros distritos que precisam ser emancipados para o fortalecimento da base territorial mato-grossense, “Ouro Branco do Sul, em Itiquira; Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia; e Primavera, em Sorriso, são alguns que reúnem condições para ser cidade”, sintetiza.
No começo dos anos 2000 emancipação virou tabu em Mato Grosso, por conta de uma trava imposta pelo Supremo Tribunal Federal, mas a mesma foi retirada, e essa mudança permitiu a consolidação da emancipação de Boa Esperança do Norte, desmembrado de Sorriso e Nova Ubiratã, e que neste ano elegerá prefeito, vice-prefeito e vereadores.
POLÍTICA – A luta pela emancipação requer legitimidade de representação política, e Valdecy Vieira uma vez eleito vereador terá um corredor escancarado para defender a criação da cidade de Conselvan. Experiência para tanto, ele tem: é técnico em Contabilidade e professor. Por duas vezes exerceu mandatos de vereador, foi secretário municipal de Infraestrutura e diretor de escola.
A luta pela emancipação de Conselvan é a âncora da proposta parlamentar de Valdecy Vieira, mas paralelamente a ela sua meta é uma varredura fundiária urbana para titular os imóveis do distrito, “Sem escritura, investidores se sentem inseguros para construírem em Conselvan”, alerta. Melhorar o sistema de distribuição de energia elétrica e ampliar o atendimento de saúde também estão em suas propostas.
Para a prefeitura Valdecy apoia a chapa Júnior Dalpiaz para prefeito e o Professor Adelmo para vice-prefeito pela coligação Aripuanã Pode Mais composta pelo Republicanos, PL, MDB e PSB. “O Júnior é qualificado, foi vice-prefeito e tem grande qualidade moral; o Professor Adelmo além de tudo é meu colega de magistério”, resume.
Comentários estão fechados.