Boa Midia

Coreia do Norte tem até 60 bombas nucleares

Relatório militar americano analisa as capacidades das Forças Armadas norte-coreanas, entre elas seu possível arsenal de até 5.000 toneladas de armas químicas.

Tal extenso arsenal teria como objetivo impedir que o governo norte-coreano fosse derrubado por forças externas.

De acordo com o relatório feito pelo Estado-Maior do Departamento do Exército dos EUA, intitulado de “Táticas Norte-Coreanas” (“North Korean tactics”, no original em inglês), o arsenal nuclear do país asiático varia entre 20 a 60 bombas, segundo diferentes estimativas.

Além disso, Pyongyang tem “capacidade de produzir seis novos dispositivos [nucleares] cada ano”. O órgão também acredita que o país poderá alcançar a cifra de 100 armas nucleares até o fim de 2020.

‘Objetivos primários’

O relatório também apresenta o que seriam os objetivos primários da Coreia do Norte.

“O primeiro objetivo é que Kim Jong-un e sua família mantenham sua posição de autoridade no regime através do controle ideológico da população do país”, afirma o documento.

Já o segundo objetivo seria manter a Coreia do Norte como “um Estado independente livre de interferência externa, especialmente das potências ocidentais”.

No esforço de desenvolver suas capacidades militares, o país também teria entre 2.500 e 5.000 toneladas de armas químicas.

“A Coreia do Norte possui um grande leque de capacidades e vai as aplicar em momentos e lugares selecionados para alcançar os efeitos desejados”, aponta o relatório.

Além disso, o país também possuiria como doutrina militar uma guerra de duas frentes. Contudo, o termo frente aqui difere no sentido do mesmo utilizado durante as duas guerras mundiais, mas consiste em um ataque duplo contra a Coreia do Sul.

Tal ataque seria primeiramente executado por uma grande invasão terrestre através da Zona Desmilitarizada e a segunda frente seria o uso de mísseis balísticos contra alvos no Sul.

Sputnik Brasil com foto

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies