Em entrevista ao portal hipernoticias.com.br de Cuiabá, a presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT) Eliane Xunakalodemonstrou “preocupação” com a posse do deputado federal Nelson Barbudo (PL) ao qual chamou de “anti-indígena”.
A entrevistada foi apresentada somente na condição de presidente de indígena e presidente da FEPOIMT. Ela realmente preside aquela entidade, mas para se avaliar seu posicionamento é preciso conhecê-la melhor.
A presidente da FEPOIMT é a advogada e pós-graduada em Administração Pública Eliane Rodrigues de Lima, cuiabana, domiciliada no Residencial Milton Figueiredo, na capital, militante do PT, pelo qual foi candidata a deputada estadual em 2022, e recebeu 4.346 votos ficando numa remota suplência.
Na campanha para deputada estadual Eliane se identificava como sendo Eliane Xunakalo e Eliane Xunakalo Bakairi.
A etnia Bakairi não tem aldeamento em Cuiabá, onde Eliane nasceu. O povo Bakairi tem duas áreas: Santana, com 35.097 hectares, em Nobres; e Bakairi, com 60.910 hectares, em Paranatinga e Planalto da Serra.
Portanto, a fala de Eliane Xunakalo é uma manifestação de uma militante petista.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar.
AceitarLeia Mais
Comentários estão fechados.