Boa Midia

CUIABÁ – OAB celebra os 28 anos do Código de Defesa do Consumidor

 

“O Código de Defesa comemora 28 anos desde sua criação. São ganhos gigantescos para a sociedade depois da sua publicação. É a partir dele que as relações de consumo começaram a ser mais respeitadas no nosso país”, destacou o presidente da Comissão da OAB-MT, Rodrigo Palomares. Para o evento, a organização procurou abordar temas que são mais recorrentes hoje na doutrina e na jurisprudência da Defesa do Consumidor. Para isso foram convidados como palestrantes juízes que atuam no Sistema de Defesa do Consumidor em Mato Grosso.  “São os doutores Valmir Alaercio dos Santos e Yale Sabo. Doutor Valmir, palestrando sobre a ética nas relações de consumo. Doutor Yale, palestrando acerca dos 30 anos de defesa do consumidor, os avanços e retrocessos em entendimentos judiciais”, acrescentou Palomares.

Dois outros convidados também farão parte do encontro, o doutrinador que escreveu o livro “A Indústria do Mero Aborrecimento”, o autor Miguel Luiz Barros Barreto de Oliveira, que fará o lançamento da obra e a noite de autógrafos durante o evento; e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Fabiana Rodrigues Barletta, que vai abordar o tema “Direito à Saúde à Pessoa Idosa e a Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça”.

A programação inicia às 18h e segue até as 22 horas nos dois dias de programação. “É o evento de maior envergadura dentro de Mato Grosso acerca da temática do direito do consumidor. Também fizemos uma parceria com a AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios) que vai realizar a distribuição dos brinquedos que serão arrecadados na abertura”, contou o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.

Avanços – Em razão da data festiva de publicação do Código de Defesa do Consumidor, Palomares ainda destacou as mudanças que a lei trouxe para a qualidade das relações de consumo no país.

“É através do Código que todos nós temos o direito e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis, de 30 dias para produtos não duráveis. Também é ele que nos garante o direito ao reembolso em dobro em caso de cobrança indevida de dívida e também a questão da proteção à publicidade enganosa e abusiva, entre outros. São inúmeros os avanços na sociedade brasileira”, finalizou, lembrando, ainda, da criação dos órgãos de defesa do consumidor, como os procons, as delegacias do Consumidor e os juizados especiais.

Assessoria OAB com foto ilustrativa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies