De abobrinhas
Princípio da Coca-Cola é o bordão que adoto para definir os sites de Cuiabá e dos demais municípios mato-grossenses, com uma exceção aqui, ali e acolá. A fabricante do refrigerante mais conhecido no mundo não economiza em propaganda nos canais tradicionais, mas em igual ou maior intensidade o faz corpo a corpo em todos os rincões de Mato Grosso: se você entra num boteco em Veranópolis do Araguaia ou em Nova Galileia ou ainda em Alto Coité, a placa publicitária mandando tomar Coca, está bem visível. É assim 24 horas, de domingo a sábado, em todos os lugares da nossa quase continentalidade territorial. Nossa imprensa assimilou bem a prática publicitária daquela marca e o adaptou à sua relação com a classe política. Com atenção observo esse casamento da redação com o poder. Para não ser engolido pela avalanche desse casório, migro o site blogdoeduardogomes para o blog do Eduardo Gomes.
Observem as capas dos sites. Nelas predominam os políticos, que ganham contornos quase de onipresença. Tanto se fala neles, e tradicionalmente de forma açucarada, que os mesmos se transformam em Coca-Cola eleitorais – podem não fazer bem, mas somos acostumados a eles. Raríssimas vezes se critica alguém que esteja no poder, por mais razão que haja para tanto. As pechas são reservadas aos defenestrados das urnas: Pedro Taques, Abílio Júnior, Toninho de Souza, Misael Galvão, José Riva, Humberto Bosaipo, Silval Barbosa, Selma Arruda etc.
De tanto Coca-Cola o internauta se deixa levar pelo noticiário amigo e discute com naturalidade figuras que navegam nas ondas do poder quando deveriam integrar a população carcerária. Não há como um site em Cuiabá tentar se manter editorialmente afastado desse circo e conseguir acessos, porque o volume de informação do conjunto dos sites induz o cidadão a acompanhar o que dizem.
E então?
A Imprensa tem algumas vertentes. Uma dela é a personificação do jornalista por meio de blog, que em suma é uma publicação ou postagem autoral.
Avalio que deixando a porteira aberta para a passagem do noticiário amigo nas páginas virtuais dos sites restará sugestiva opção de leitura num blog alicerçado em conteúdo de qualidade, rico em detalhes e sem alinhamento com a classe política que alimenta a comunicação virtual cuiabana.
Diante disso, e com a devida vênia espiritual de Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente Johannes Gutenberg, o inventor da comunicação impressa; e do herói Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Patrono da Comunicação no Brasil, revelo que o site blogdoeduardogomes está em processo de mudança para o blog do Eduardo Gomes.
De coração digo que a mudança não é culto ao personalismo, para evidenciar o nome do responsável pelo blog, mas pura tentativa de continuar no mercado, o que está se tornando inviável com o site.
Se puderem, acesse o blog do Eduardo Gomes, mas se não quiserem ou não tiverem condições por alguma razão, procurem em outros canais, de fora, algo que mereça ser realmente lido, chega de abobrinhas – claro que a referência aos sites exclui as exceções de praxe.
Eduardo Gomes é jornalista em Mato Grosso
eduardogomes.ega@gmail.com
FOTOS:
1 – BBC News Brasil
2 – Museu Nacional
Comentários estão fechados.