Boa Midia

De abobrinhas

Princípio da Coca-Cola é o bordão que adoto para definir os sites de Cuiabá e dos demais municípios mato-grossenses, com uma exceção aqui, ali e acolá. A fabricante do refrigerante mais conhecido no mundo não economiza em propaganda nos canais tradicionais, mas em igual ou maior intensidade o faz corpo a corpo em todos os rincões de Mato Grosso: se você entra num boteco em Veranópolis do Araguaia ou em Nova Galileia ou ainda em Alto Coité, a placa publicitária mandando tomar Coca, está bem visível. É assim 24 horas, de domingo a sábado, em todos os lugares da nossa quase continentalidade territorial. Nossa imprensa assimilou bem a prática publicitária daquela marca e o adaptou à sua relação com a classe política. Com atenção observo esse casamento da redação com o poder. Para não ser engolido pela avalanche desse casório, migro o site blogdoeduardogomes para o blog do Eduardo Gomes.

Observem as capas dos sites. Nelas predominam os políticos, que ganham contornos quase de onipresença. Tanto se fala neles, e tradicionalmente de forma açucarada, que os mesmos se transformam em Coca-Cola eleitorais – podem não fazer bem, mas somos acostumados a eles. Raríssimas vezes se critica alguém que esteja no poder, por mais razão que haja para tanto. As pechas são reservadas aos defenestrados das urnas: Pedro Taques, Abílio Júnior, Toninho de Souza, Misael Galvão, José Riva, Humberto Bosaipo, Silval Barbosa, Selma Arruda etc.

De tanto Coca-Cola o internauta se deixa levar pelo noticiário amigo e discute com naturalidade figuras que navegam nas ondas do poder quando deveriam integrar a população carcerária. Não há como um site em Cuiabá tentar se manter editorialmente afastado desse circo e conseguir acessos, porque o volume de informação do conjunto dos sites induz o cidadão a acompanhar o que dizem.

E então?

A Imprensa tem algumas vertentes. Uma dela é a personificação do jornalista por meio de blog, que em suma é uma publicação ou postagem autoral.

Avalio que deixando a porteira aberta para a passagem do noticiário amigo nas páginas virtuais dos sites restará sugestiva opção de leitura num blog alicerçado em conteúdo de qualidade, rico em detalhes e sem alinhamento com a classe política que alimenta a comunicação virtual cuiabana.

Diante disso, e com a devida vênia espiritual de Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente Johannes Gutenberg, o inventor da comunicação impressa; e do herói Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Patrono da Comunicação no Brasil, revelo que o site blogdoeduardogomes está em processo de mudança para o blog do Eduardo Gomes.

De coração digo que a mudança não é culto ao personalismo, para evidenciar o nome do responsável pelo blog, mas pura tentativa de continuar no mercado, o que está se tornando inviável com o site.

Se puderem, acesse o blog do Eduardo Gomes, mas se não quiserem ou não tiverem condições por alguma razão, procurem em outros canais, de fora, algo que mereça ser realmente lido, chega de abobrinhas – claro que a referência aos sites exclui as exceções de praxe.

Eduardo Gomes é jornalista em Mato Grosso
eduardogomes.ega@gmail.com
FOTOS:
1 – BBC News Brasil
2 – Museu Nacional

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies