Canarana e o descanso do guerreiro
Depois de muitas aventuras nos céus, ora na Segunda Guerra Mundial ora transportando o playboy Baby Pignatari, em 21 de maio de 1976 o bimotor DC-3 desta foto foi incorporado à Viação Aérea Canarana (VACA), que era um dos braços da Cooperativa de Colonização 31 de Março (Coopercol), com sede em Barra do Garças.
A Coopercol era liderada pelo pastor luterano e colonizador Norberto Schwantes, que usava a VACA no transporte de colonos do Rio Grande do Sul para Mato Grosso, onde fundou as cidades de Canarana, Água Boa, Querência, Terra Nova do Norte e Nova Guarita.
Beberrão, o DC-3 não apresentava resultado satisfatório para a Coopercol. A pavimentação de rodovias em alguns trechos em Mato Grosso facilitava a viagem dos pioneiros até os projetos que Schwantes levava adiante. Em 1981, por sugestão do gerente da cooperativa, Guido Afonso Rauber, o velho e bom bimotor saiu dos ares e ganhou pijama da aposentadoria.
Sobre um pedestal permanece exposto no centro de Canarana, na Praça Siegfried Roewer, popularmente chamada de Praça do Avião. Ao seu lado, um busto de Schwantes completa o registro histórico da fundação de Canarana e a incorporação daquela região do Vale do Araguaia ao processo produtivo mato-grossense.
Eduardo Gomes – blogdoeduardogomes
FOTO: Felipe Barros
Comentários estão fechados.