Boa Midia

Dia da Indústria – Archimedes Pereira Lima

Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes

 

Archimedes Pereira Lima 

Poucos fizeram tanto por Mato Grosso quanto Archimedes Pereira Lima, o homem que fundou e presidiu a Companhia Cervejaria Cuiabana, em Cuiabá; a Usina Jaciara, em Jaciara; os jornais O Estado de Mato Grosso e o Diário de Mato Grosso,ambos em Cuiabá, além de vários outros, em Campo Grande e Aquidauana, ambas cidades de Mato Grosso do Sul, mas que à época pertenciam ao território mato-grossense.

Archimedes vivia o hoje, mas com os olhos no futuro. A linha do horizonte era o lugar mais baixo onde fitava. Nascido em Campo Grande, prestou relevantes serviços ao Centro-Oeste.

Em Goias, Archimedes foi secretário de Estado e exerceu outras relevantes funções, inclusive na diretoria da Fundação Brasil Central, que tinha sede em Aragarças.

 

……

Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

……

Em Mato Grosso, Archimedes presidiu a Imprensa Oficial do Estado (Iomat), foi membro do Instituto Histórico e Geográfico, e da Academia Mato-grossense de Letras, participou da fundação da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e do Rotary Club de Cuiabá, e foi chefe da Casa Civil.

Rábula, Archimedes foi promotor interino na comarca de Nioaque (agora Mato Grosso do Sul). Foi o primeiro jornalista sindicalizado no Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, o que lhe conferiu o registro número 1.

Autor de vários livros, Archimedes escreveu, em 1941, A Companhia Mate Leão Vista por um Repórter, importante obra sobre a economia da região Sul do Mato Grosso anterior à divisão territorial para a criação de Mato Grosso do Sul.

Íntegro, Archimedes exerceu várias funções e nunca se envolveu em escândalo. Desde seu nascimento em 1º de janeiro de 1908 até seu adeus, em Cuiabá, em 21 de outubro de 1993, suas mãos foram limpas.

Sonhador, ousado, combativo, Archimedes construiu uma obra que somente alguém polivalente capaz de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo faria. Partiu deixando um legado singular aos filhos, netos, amigos, admiradores e a Mato Grosso.

Sua memória é reverenciada com seu nome dado a avenida que liga Cuiabá à cervejaria por ele fundada. A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá instituiu o Troféu Mérito Empresarial Archimedes Pereira Lima, que outorga anualmente a empresa que mais se destaca no período.

PS – Capítulo da primeira edição do livro DNA do melhor lugar do mundo, de minha autoria, publicado em maio de 2023 sem apoio das leis de incentivos culturais.

A postagem deste texto é em celebração do Dia da Indústria, em 25 de maio. Archimedes foi um dos principais industriais de sua época e Mato Grosso deve muito ao seu trabalho, ousadia e dedicação.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies