Boa Midia

DOPING – Fifa suspende Guerrero por 30 dias

O atacante Paolo Guerrero foi suspenso preventivamente por 30 dias pela Comissão Disciplinar da Fifa. A decisão foi confirmada em comunicado divulgado pela Federação Peruana de Futebol na tarde desta sexta-feira. O jogador foi flagrado no exame antidoping após a partida entre Peru e Argentina, em 5 de outubro, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

“A FPF acata e respeita a decisão da Fifa e espera que logo se esclareçam os fatos e que se resolva definitivamente esse processo”, informou a entidade do país. A CBF já havia confirmado mais cedo que Guerrero havia testado positivo, mas até agora ninguém informou qual foi a substância detectada no teste.

O presidente do controle de dopagem da CBF, Fernando Solera, concedeu entrevista ao SporTV e explicou a situação do centroavante do Flamengo. “O que existe no momento é um resultado analítico adverso para uma substância estimulante. Os estimulantes estão na categoria S6. Pode vir de uma medicação utilizada e aí não é um resultado positivo. Caiu por terra essa história de enviar a lista do que é administrado. O que está na lista da Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) não pode ser administrado, só se o jogador tem uma justificativa médica”, disse.

O centroavante tem cinco dias para apresentar a defesa e tem o direito de solicitar uma contraprova. Caso o novo exame dê novamente positivo, Guerrero deve receber uma punição oficial da Fifa. Se a suspensão provisória for mantida, ficará de fora dos duelos da seleção peruana na repescagem por uma vaga ao Mundial da Rússia. A equipe enfrentará a Nova Zelândia nos dias 11, em Wellington, e 15 deste mês, em Lima.

Também não jogará pelo Flamengo nas semifinais da Copa Sul-Americana contra o Junior Barranquilla, da Colômbia, e em jogos do Campeonato Brasileiro deste período. O centroavante estava há 14 dias sem atuar pelo time rubro-negro, desde que voltou após ter defendido o Peru nas rodadas finais das Eliminatórias Sul-Americanas.

Na ocasião, o clube alegou que o centroavante se recuperava de um edema na coxa. Ele voltou a treinar na manhã desta sexta-feira e o time rubro-negro pretendia contar com ele no jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, neste domingo.

AE

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies