Boa Midia

Educação Corporativa a alternativa para vender mais e melhor

Num mundo cada vez mais competitivo, saber transformar dados em informações estratégias será a fórmula não só de sobreviver, mas sim, uma alternativa de crescimento e desenvolvimento perante ao mercado, notadamente, ao mercado do varejo.

O mercado de varejo é o elo entre o fabricante e o cliente num ambiente de troca de informações para tomada de decisões na hora da compra. Atualmente, a indústria investe milhões no desenvolvimento de produtos e coloca-o nas mãos de quem não está, na grande maioria, preparado para a realização da venda provocando um descontentamento por parte do cliente.

O número de produtos é imenso e a qualificação da mão de obra no varejo fica distante das necessidades de um bom atendimento. O varejo de material de construção no Brasil, por exemplo, conta com cerca de 148.000 lojas de material de construção e a mão de obra de vendedores fica na ordem 11% quem tem graduação.

A educação passa a ser primordial para um boa compreensão dos produtos e um melhor atendimento junto ao cliente, assim como, a diminuição de perdas, na ordem de 3% do faturamento ou de 32% do custo operacional ser desperdiçado. Outro fato importante é correção de preço pois 92% das empresas não sabem calcular preço de vendas.

A compreensão pela educação e capacitação minimiza as perdas e potencializa as vendas, fato este observado nas empresas com as quais levamos a Universidade Corporativa, onde não só instrui como também cria um ambiente favorável ao crescimento das atividades num cenário de grandes oportunidades pois, o Brasil precisa construir 20 milhões de novas residências e reformar boa parte das 60 milhões já existentes.

As oportunidades no Brasil no que se refere a material de construção são enormes em todos os sentidos: indústria, comércio e serviço. O construbusiness representa cerca de 13% do PIB exigindo novas formas e práticas de trabalho junto ao segmento material de construção.

Desta forma, lançamos em 2003 a Universidade Corporativa voltada ao segmento material de construção, através do IAPEDEM- Instituto Avançado de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Empresarial como resposta as necessidades e anseios do segmento com atuação no território nacional. A presença da Universidade Corporativa se faz reconhecida no Mercosul, Europa, África e Ásia.

Atualmente, estamos lançando o MBA em Gestão Empresarial voltado ao segmento material de construção junto a ACOMAC MT – Associação dos Comerciantes de Material de Construção na cidade de Cuiabá que, através do Presidente Gustavo e do Executivo Igor, assim como do Conselho da entidade, entenderam a importância da educação para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso. É uma visão futurista da entidade com olhar perceptivo na mais nobre arte do ser humano: proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional da mão de obra no segmento.

Tive a oportunidade de conhecer o estado de Mato Grosso realizando inúmeras palestras e, em cada cidade, com salas lotadas, observamos olhares brilhando com o tema numa autêntica reação de que é possível mudar para melhor criando expectativas de um mundo melhor. Nos eventos a platéia chorou, deu risada e demonstrou claramente de que é possível termos um pais melhor, uma comunidade melhor, uma família melhor e sermos melhores.

Fica aqui o convite de participarmos, juntos, do MBA de Gestão Empresarial para o segmento material de construção e para isto basta contatar a ACOMAC MT.

 

Joaquim Ramalho – professor, presidente IAPEDEM e Reitor da Universidade Unianamaco.
reitor.universidade@iapedem.com.br

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies