Em Cuiabá 100 mil visitam cemitérios no Dia de Finados
Finados não é uma data qualquer.
Celebrada em 2 de novembro, é feriado nacional e o dia em que católicos, umbandistas e fiéis de outros credos dedicam aos seus mortos.
A data é marcada por visita a cemitérios e celebração de ofícios religiosos. Em Cuiabá, nos últimos anos, em média, cerca de 100 mil pessoas vão aos túmulos e jazigos de parentes e amigos, nos cemitérios urbanos e na zona rural, no Dia de Finados. A prefeitura estima que esse número se repetirá nesta quinta-feira.
Na vizinha Várzea Grande, a movimentação gira em torno de 30 mil.
No bicentenário Cemitério da Piedade, na região central, que recebe grande número de visitantes, foi sepultado o corpo do herói e ex-governador João Augusto Leverger, o Barão de Melgaço.
Do lado de fora de Piedade e de outros cemitérios, durante o feriado, é intensa a movimentação de vendedores ambulantes de flores, velas, refrigerantes, água, salgados e frutas
DESPRAIADO
Um dos cemitérios mais antigos em Mato Grosso é o do Despraiado, no bairro do mesmo nome e situado ao lado de uma zona de interesse ambiental (ZIA) vizinha ao córrego Ribeirão do Lipa.
Sempre abandonado, sujo e sequer com calçada em seu entorno, Despraiado teve os muros caiados pela prefeitura, que também limpou sua área interna e disponibiliza banheiros químicos e uma tenda para os visitantes nessa data.
Do lado de fora de seu muro e ao lado dele, uma enorme árvore florida proporciona um espetáculo de rara beleza contrastando com o ambiente interno, sombrio, caracterizado por antigos e desgastados túmulos.
Nas imediações de Despraiado não há comércio ambulante nem a presença de integrantes de entidades filantrópicas e de igrejas. Sua movimentação é pequena.
Da Redação
FOTOS: Redação
Comentários estão fechados.