Boa Midia

Em nota Funai esclarece informações sobre fogo em área indígena

Em relação ao incêndio que atingiu a área de floresta da Terra Indígena (TI) Perigara, em Mato Grosso, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) esclarece que tem atuado em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Governo do Estado de MT nas atividades de combate ao fogo na TI desde o último dia 3, quando o incêndio adentrou a TI.

Em nenhum momento, conforme foi noticiado em alguns veículos de imprensa, o maquinário para o combate ao fogo deixou de ser levado até a aldeia porque esperava autorização da Funai. A fundação esclarece que não existe normativa que impeça ou condicione o ingresso de agentes públicos em terras indígenas em situações de emergência . As normativas da Funai citadas pela matéria não se aplicam a agentes públicos em missão institucional, portanto não podem ser utilizadas para este caso.

A Coordenação Regional de Cuiabá (CR-Cuiabá), unidade descentralizada da Funai, informou que o Governo do Estado disponibilizou máquinas para abertura de estradas como forma de prevenção para facilitar prováveis combates na TI desde o dia 20 de julho e, desde o dia 3 de agosto, o maquinário está sendo utilizado para apoio ao combate na TI. Estão em combate desde então em torno de 50 brigadistas: da brigada comunitária da TI Perigara; do Projeto Onça-Fari; da Brigada da Reserva Ecológica do Sesc; do Prevfogo, e, do ICMbio.

O incêndio próximo à aldeia está controlado e tanto os indígenas quanto as casas da comunidade estão protegidos. Não houve danos materiais às habitações e a saúde dos indígenas está sendo acompanhada por profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

O órgão indigenista também disponibilizou para a Brigada Comunitária seis bombas costais para apoio ao combate e servidores da CR-Cuiabá para apoiar as atividades de combate, além de combustível para atividades de combate e alimentação para os brigadistas, dentre outras ações de apoio logístico.

A Funai integra o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman) com diversas Instituições nacionais e tem monitorado e reportado ao Ciman as demandas por combate em terras indígenas, sendo a TI Perigara uma delas. O Corpo de Bombeiro de MT e MS e as Secretarias de Meio Ambiente desses Estados tem participado do Ciman desde o início do ciclo crítico de incêndios e esses acionamentos e apoios têm sido articulados e discutidos no âmbito do Ciman.

A fundação, por meio da CR-Cuiabá, tem atuado na TI na formação de brigada comunitária, realizada no primeiro semestre deste ano, via Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com Ibama/Prevfogo e parceria com o Projeto Onça-Fari.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies