Encontro em Sinop deixa Dilmar sob bençãos do Democratas
Na esfera política agosto começa em Sinop com um encontro regional do Democratas amanhã (quarta-feira). Será o primeiro evento do partido após o lançamento das pré-candidaturas de Mauro Mendes ao governo e Jayme Campos ao Senado. A escolha da cidade foi uma demonstração de apoio ao deputado estadual Dilmar Dal’Bosco, que recentemente perdeu a presidência regional do partido para o deputado federal Fábio Garcia e figura entre os deputados estaduais mensaleiros relacionados na delação do ex-governador Silval Barbosa homologada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux.
Numa espécie de prêmio de consolação a cúpula democrata vai àquela cidade para demonstrar apoio a Dilmar. Mauro Mendes, Jayme Campos, Fábio Garcia, Júlio Campos, Eduardo Botelho e outros dirigentes do DEM estarão naquela cidade para abraçarem Dilmar e falarem sobre propostas de governo, linha de atuação parlamentar e também sobre moralidade na vida pública. O pré-candidato a vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) e o pré-candidato ao Senado Carlos Fávaro (PSD) confirmaram participação no ato.
Dilmar não se sente constrangido em sua cidade nem em sua região, o Nortão, devido ao grande número de deputados daquela área que se encontram na mesma condição que a sua ou até mesmo ainda mais atolados em escândalos. De igual modo, na esfera do DEM, o quadro é o mesmo – os outros dois deputados do partido, Mauro Savi e Eduardo Botelho, dentre outras acusações respondem solidários a outras figuras por um desvio de R$ 30 milhões do Detran; por esse escândalo, que se tornou público com a Operação Bereré do Ministério Público com a Delegacia Fazendária; por conta desse caso Savi está preso preventivamente desde 9 de maio por determinação do desembargador do Tribunal de Justiça José Zuquim, e Botelho, mesmo no centro do furacão permanece presidindo a Assembleia.
A situação de Dilmar é uma espécie de isonomia forense com a bancada de 10 deputados do Nortão, formada por ele, Baiano Filho (PSDB) e Silvano Amaral (MDB), todos de Sinop; José Domingos (DEM) e Savi, de Sorriso;Oscar Bezerra (PV) e Janaína Riva (MDB), de Juara; Pedro Satélite (PSD), de Guarantã do Norte; Romoaldo Júnior (MDB), de Alta Floresta; e Valdir Barranco (PT), de Nova Bandeirantes.
Dos 10 deputados do Nortão, somente Valdir Barranco e Janaína Riva não estão sob investigação. Desse bloco informal na Assembleia, nove tentarão a reeleição e José Domingos anunciou que está fora do processo político; essa declaração aconteceu em junho do ano passado, alguns dias depois que o Fantástico da Rede Globo exibiu imagens dele e de outros deputados recebendo dinheiro de Sílvio Corrêa à época chefe de Gabinete de Silval – a dinheirama, segundo Silval em delação, seria mensalinho.
A julgar pelo alto grau de envolvimento de deputados do Nortão com escândalos, não deverá acontecer nenhum tipo de manifestação contrária a Dilmar no encontro do DEM, ainda que do mesmo participe Botelho ou até mesmo Savi, que luta em todas as instâncias para deixar a cela e subir ao palanque.
Esta matéria focaliza o encontro, com Dilmar ao centro, mas também aborda a situação dos demais deputados estaduais do Nortão. A chapa majoritária ao governo e as duas disputas ao Senado pela coligação que será oficializada entre o DEM, PDT, MDB e outras sigla serão temas de outras matérias específica sobre elas.
Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes
FOTOS:
1 – Marcos Lopes em Arquivo Assembleia Legislativa
Demais: Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa
Comentários estão fechados.