CUIABÁ – Entidade promove palestras para prevenir formação de Espinha Bífida
A Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso (AEB) promove entre os meses de setembro a outubro, a campanha: “O cuidado com o seu bebê começa a partir da decisão de tê-lo”. O objetivo da ação é sensibilizar as mulheres que desejam ser mães sobre a importância do pré-natal e o uso de uma alimentação rica em vitaminas, em especial as do complexo B, que ajudam na prevenção da malformação da coluna vertebral e que pode ocasionar a Espinha Bífida.
Os membros da AEB/MT estão percorrendo escolas públicas, centros de saúde, entre outros pontos de convivência em regiões carentes da capital, levando informações importantes através de palestras e entregas de panfletos explicativos sobre a patologia e como preveni-la. Segundo o presidente da entidade, Abimael Costa Melo, a iniciativa está sendo realizada devido à preocupação da AEB, com os casos de Espinha Bífida que possam surgir por falta de informação, e por falta de acompanhamento médico. “Esperamos sensibilizar um grande número de mulheres por meio desta campanha, principalmente as que ainda não são mães”, afirma.
O clínico geral, Alessandro de Albuquerque Kawatake ressalta a importância do acompanhamento médico durante a gestação. “O pré-natal é o momento onde serão realizados os exames de rotina, laboratoriais, de imagem e na suplementação do ácido fólico , que é capaz de prevenir em até 70% os casos de espinha bífida; lembrando que o ácido fólico deve ser tomado 3 meses antes de engravidar e continuar nos 3 primeiros meses da gestação, pontua. A patologia não tem cura, mas pode ser evitada. Em alguns casos existem fatores genéticos, mas a maioria é por falta de ácido fólico, diabetes materna, uso de álcool e de drogas.
Espinha Bífida
A espinha bífida oculta, assim como a espinha bífida cística, são malformações congênitas que se desenvolvem no bebê durante as 4 primeiras semanas de gravidez, que se caracterizam por uma falha no desenvolvimento da coluna vertebral e uma formação incompleta da medula espinhal e das estruturas que a protegem.
Geralmente, esta lesão ocorre na parte final da coluna, pois é a última porção da coluna a se fechar, criando uma saliência nas costas do bebê.
AEB
A Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso atende 190 portadores da anomalia.
Quem tiver interesse em ajudar pode realizar doações de fraldas (BigFral) ou sondas, basta procurar a sede localizada no bairro Recanto dos Pássaros. A associação fica próximo a Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, na Rua Arara, nº 40, quadra 40. Ou ainda pode ligar no telefone (65) 3663-3745 ou (65) 99940-5027. Já as doações em dinheiro podem ser feitas a partir de R$ 10 para o Banco do Brasil através da AG: 8687-8 / CC: 39086-0 – Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso.
A AEB funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados das 8h às 11h com cursos de informática e música para os associados e a comunidade.
Assessoria com foto ilustrativa da campanha
Comentários estão fechados.