Ex-prefeitos disputam eleição em Mato Grosso
Mandato de prefeito é importante referência na carreira política. Em Mato Grosso, 26 ex-prefeitos de 20 dos 141 municípios disputam cargos de deputado estadual, deputado federal, suplente de senador, senador, vice-governador e governador. Um renunciou à prefeitura para disputar vaga na Assembleia Legislativa. Somente duas mulheres integram essa lista, Maria Izaura e Sandra Martins. Esse contingente é formado por Chico Galindo, Wilson Santos, Mauro Mendes, Carlos Brito, Jayme Campos, Adilton Sachetti, Carlos Bezerra, Maria Izaura, Romoaldo Júnior, Saturnino Masson, Nilson Leitão, Juarez Costa, Gaspar Domingos Lazari, Max Russi, Nininho, Ezequiel Fonseca, Valmir Moretto, Otaviano Pivetta, Josair Jeremias Lopes, Valdir Barranco, Nilton Borges Borgato, Layr Mota da Silva, Hermes Bergamin, Wener Klesley dos Santos, Oscar Bezerra e Sandra Martins.
Na relação dos ex-prefeitos que disputam a eleição, Cuiabá tem quatro nomes: Carlos Brito (PSB) que foi prefeito constitucional enquanto presidente da Câmara; Mauro Mendes (DEM) candidato ao governo; Chico Galindo (PTB), primeiro suplente na chapa do deputado federal e candidato ao Senado Adilton Sachetti (PRB); e o deputado estadual tucano Wilson Pereira dos Santos, que disputa a reeleição.
Jayme Veríssimo de Campos (DEM), candidato ao Senado, foi prefeito de Várzea Grande em três mandatos.
De Rondonópolis, Adilton Domingos Sachetti e o deputado federal Carlos Gomes Bezerra, (MDB), que concorre à reeleição. Bezerra foi prefeito do município em dois mandatos.
O deputado federal Nilson Aparecido Leitão (PSDB) é candidato ao Senado e por duas vezes foi prefeito de Sinop; da mesma cidade e com igual quantidade de mandatos, Juarez Alves da Costa (MDB) disputa cadeira à Câmara dos Deputados.
De Alta Floresta dois ex-prefeitos disputam vaga na Assembleia. Maria Izaura Dias Alfonso (PPS), que foi a segunda mulher reeeleita para prefeitura em Mato Grosso, e Romoaldo Aloisio Boraczynski Júnior (MDB), que é deputado estadual.
Saturnino Masson (PSDB) é deputado estadual e tenta a reeleição. Saturnino por duas vezes foi prefeito de Tangará da Serra, sendo uma por eleição indireta pela Câmara Municipal.
De Confresa, Gaspar Domingos Lazari (PSD) é candidato a deputado federal.
De Jaciara, o deputado estadual Max Joel Russi (PSB) tenta a reeleição.
(Ondanir Bortolini) Nininho (PSD) foi prefeito de Itiquira em três mandatos e tenta se reeleger para a Assembleia.
Ezequiel Ângelo da Fonseca (PP) é deputado federal e tenta a reeleição; Ezequiel foi prefeito de Reserva do Cabaçal em dois mandatos.
Valmir Luiz Moretto (PRB) foi prefeito de Nova Lacerda e disputa mandato de deputado estadual.
Josair Jeremias Lopes (PSB) é candidato a deputado estadual. Era prefeito de Dom Aquino em primeiro mandato, mas renunciou ao cargo em abril para se desincompatibilizar e concorrer ao pleito em outubro – com sua renúncia assumiu o cargo o vice-prefeito e seu correligionário Valdecir Luiz da Costa. Em 2016 Josair proporcionalmente foi o prefeito mais votado em Mato Grosso, com 80,84% da votação (4.021 votos).
Layr Mota da Silva (PSD), é candidato a deputado estadual e foi prefeito de Figueirópolis D’Oeste,
Hermes Lourenço Bergamin (SD) foi prefeito de Juína e disputa cadeira à Assembleia Legislativa.
Nilton Borges Borgato (PSD) ex-prefeito de Glória D’Oeste é candidato a deputado federal.
Wener Klesley ds Santos (PP) é candidato a deputado estadual e foi prefeito de Nova Marilândia.
Otaviano Olavo Pivetta (PDT) é candidato a vice-governador na chapa de Mauro Mendes e por três mandatos foi prefeito de Lucas do Rio Verde.
De Nova Bandeirantes, o deputado estadual e candidato à reeleição Valdir Mendes Barranco (PT).
O deputado estadual Oscar Martins Bezerra (PV) tenta a reeleição; Oscar foi prefeito de Juara.
A assistente social Sandra Martins (PSL) foi prefeita de Guarantã do Norte e concorre à Assembleia Legislativa.
Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes
FOTOS:
1 – Arquivo
2 – Agência Câmara
3 – Divulgação em arquivo
Comentários estão fechados.