Boa Midia

Funai debate segurança alimentar Xavante

Assessoria da Funai
Brasília

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu um encontro entre agricultores indígenas e instituições governamentais estaduais e federais em busca de alternativas para a superação da insegurança alimentar na Terra Indígena Xavante, em Mato Grosso. O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de junho, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Pontal do Araguaia.

A Coordenação Regional Xavante (CR Xavante), unidade descentralizada da Funai, apresentou dados acerca da situação de insegurança alimentar vivenciada pelo povo Xavante, propôs reflexões sobre as possíveis causas e consequências e apontou alternativas para a superação da crise.

Precisamos que todos os órgãos assumam sua responsabilidade com a política indigenista. A Funai está comprometida com o enfrentamento da insegurança alimentar. E a produção de alimentos saudáveis nas aldeias é um caminho que estamos buscandoMichael Rawa, coordenador regional da Funai
“Precisamos que todos os órgãos assumam sua responsabilidade com a política indigenista. A Funai está comprometida com o enfrentamento da insegurança alimentar. E a produção de alimentos saudáveis nas aldeias é um caminho que estamos buscando”, sinalizou o coordenador regional da Funai, Michael Rawa Tsa’e’omo’wa, se referindo também ao acesso à água potável no território Xavante.

O objetivo foi sensibilizar as instituições participantes sobre os desafios enfrentados no território, com vistas à implementação de políticas públicas de saúde, de promoção do bem-viver nas comunidades e de incentivo à produção e distribuição de alimentos saudáveis, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Participação social

O evento contou com a participação de representantes do povo Xavante das Terras Indígenas São Marcos, Sangradouro-Volta Grande, Marechal Rondon, Parabubure, Chão Preto e Ubawawe.

Os agricultores indígenas expuseram as principais dificuldades produtivas enfrentadas nas comunidades. Eles também apresentaram reivindicações como aquisição de sementes, ferramentas, tratores e implementos agrícolas.

A iniciativa do encontro foi da Coordenação Regional Xavante, em parceria com as coordenações-gerais da Funai de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGEtno) e de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), a UFMT e o Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças, vinculado à Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso.

Além do MDS, participaram do evento a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural de Mato Grosso (Empaer), a Superintendência de Assuntos Indígenas de Mato Grosso (SAI) e representantes das Secretarias de Agricultura de diversos municípios.

Superação da insegurança alimentar

O acesso ao PPA foi uma alternativa de consenso entre os participantes, tanto indígenas quanto instituições governamentais. Para acessá-lo, os Xavante foram instruídos quanto à regularização das associações de agricultores para cadastramento na Conab, bem como cadastros individuais no Cadastro Único (CadÚnico). Esse levantamento para atualização cadastral será feito pela CR Xavante em parceria com a Empaer-MT.

A Conab fornecerá sementes crioulas (tradicionais) de arroz, milho, feijão, amendoim e gergelim, como solicitado pelos agricultores Xavante.

CR Xavante

Como unidade descentralizada da Funai, a Coordenação Regional Xavante está localizada no município de Barra do Garças (MT) para atender o povo indígena Xavante. Criada em 2010, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas que vivem na região sudeste de Mato Grosso.

A área de atuação da CR Xavante abrange os municípios de Barra do Garças, General Carneiro, Poxoréu, Novo São Joaquim, Paranatinga, Campinápolis, Santo Antônio do Leste, Primavera do Leste e Nova Xavantina.

Foto: Assessoria da Funai

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies