Boa Midia

Grêmio atropela Botafogo e pega Barcelona de Guayaquil

Barrios comemora o único gol do jogo
Barrios comemora o único gol do jogo

No dia em que se comemora a Revolução Farroupilha, feriado em todo o Rio Grande do Sul, a metade azul do Estado está feliz. Nesta quarta-feira, o Grêmio derrotou o Botafogo por 1 a 0, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pela partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores, e está classificado às semifinais O adversário será o Barcelona, de Guayaquil, do Equador, que eliminou o Santos em plena Vila Belmiro.

O gol da classificação foi marcado pelo atacante paraguaio Lucas Barrios, aos 17 minutos do segundo tempo. O Botafogo, em desvantagem, foi todo para a frente, mas mostrou muito nervosismo e não conseguiu o empate, que seria o necessário para obter a vaga.

Nas semifinais, que possivelmente acontecerão nos dias 25 de outubro e 1.º de novembro – as datas ainda serão confirmadas em breve pela Conmebol -, o primeiro jogo entre Grêmio e Barcelona-EQU será realizado na cidade equatoriana de Guayaquil. A volta será na Arena Grêmio, em Porto Alegre.

Em campo, o jogo começou da mesma maneira que foi disputada na semana passada no estádio do Engenhão, no Rio. Muito equilíbrio e forte marcação do meio de campo para trás nas duas equipes. O placar de 0 a 0 levaria a decisão da vaga para a disputa por pênaltis e, por isso, qualquer descuido poderia ser fatal.

As coisas começaram a mudar aos 21 minutos, quando o Grêmio teve uma ótima oportunidade com o atacante Fernandinho, que recebeu de Lucas Barrios e chutou no travessão da meta defendida pelo paraguaio Gatito Fernández. O Botafogo respondeu em seguida, aos 24, e mandou uma bola na trave esquerda de Marcelo Grohe em chute de Bruno Silva.

Para a segunda etapa, o Grêmio passou a jogar de modo mais incisivo no ataque e logo no primeiro minuto acertou outra vez a trave em uma cabeçada de Michel. Aos 17, foi recompensado com o gol. Em falta pelo lado direito, Edílson cobrou na segunda trave e Lucas Barrios subiu mais que João Paulo para marcar de cabeça. Os botafoguenses reclamaram de falta do paraguaio, mas o árbitro argentino Patricio Loustau confirmou o gol gremista.

A partir daí, o nervosismo tomou conta do Botafogo. O técnico Jair Ventura fez tudo o que podia para mandar o time para o ataque, mas pouco foi feito para obter o empate. E por pouco não sofreu o segundo gol como aos 28 minutos, quando Kannemann cabeceou para baixo e a bola bateu nas costas de Michel. Gatito Fernández conseguiu fazer uma bela defesa.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 x 0 BOTAFOGO

GRÊMIO – Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro (Luan), Léo Moura (Everton) e Fernandinho; Lucas Barrios (Jailson). Técnico: Renato Gaúcho.

BOTAFOGO – Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Matheus Fernandes (Leo Valencia), Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e João Paulo (Brenner); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger. Técnico: Jair Ventura.

GOL – Lucas Barrios, aos 17 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Edílson, Cortez, Kannemann e Pedro Geromel (Grêmio); Guilherme, Roger, Rodrigo Lindoso, João Paulo e Igor Rabello (Botafogo).

ÁRBITRO – Patricio Loustau (Fifa/Argentina).

RENDA – R$ 2.341.147,00.

PÚBLICO – 47.584 pagantes (50.517 no total).

LOCAL – Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).

 

AGÊNCIA ESTADO

Foto: RICHARD DUCHER/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies