Boa Midia

Hospital realiza curso sobre o Método Canguru

Adriele Rodrigues
Cuiabá

O objetivo é sensibilizar os pais e disseminar a prática de cuidado com o recém-nascido

O Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH) é a instituição em Mato Grosso certificada pelo Ministério da Saúde como Centro Estadual de Referência do Método Canguru. Com o objetivo de disseminar a prática, o Hospital realizará nos dias 21 a 23 de maio um curso de sensibilização do método para os profissionais da instituição.

O Método Canguru faz parte da Política Nacional de Saúde e integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém-nascido e sua família. A prática traz diversos benefícios como a redução do tempo de internação, favorece o vínculo mãe/pai/bebê e família, possibilita segurança maior dos pais em relação aos cuidados, estimula o aleitamento materno, reduz o risco de infecção hospitalar, reduz o estresse e a dor, melhora a comunicação da equipe de saúde com a família, possibilita também o desenvolvimento psicomotor do recém-nascido, o ganho de peso mais rápido, e reduz até a mortalidade infantil.

O método envolve cinco pilares, que são o acolhimento do bebê e a sua família, respeito à individualidade do recém-nascido e de seus pais, promoção precoce do contato pele a pele, envolvimento da mãe/pai nos cuidados com o bebê e apoio à amamentação. A prática envolve etapas, sendo a primeira que vai do pré-natal até o nascimento do bebê, quando ele é encaminhado para a UTI neonatal ou para o alojamento conjunto. A segunda etapa que é na unidade hospitalar e a terceira que é a alta hospitalar, onde entra o cuidado compartilhado entre hospital e unidade básica de saúde.

“O Método Canguru é importantíssimo no cuidado com o recém-nascido e família. Por isso, o curso visa capacitar os profissionais sobre o método e seus benefícios, para que esses possam praticar junto aos recém-nascidos, pais e demais familiares durante a internação do bebê na unidade. No Santa Helena a família é acompanhada durante todo o processo de internação do bebê e estimulada a praticar o método”, afirma a Coordenadora do Centro Estadual de Referência Laura Cristina.

O Hospital realizou uma “Mobilização das equipes de profissionais em alusão ao Dia Internacional do Método Canguru (15/05) nos dias 15 e 16 de maio, com a equipe de tutoras mobilizando todos os setores do hospital, demonstrando a importância da prática e sensibilizando as equipes para essa vivência. A atividade foi coordenada pela Tutora Daiane Noeli.

O curso ocorrerá paralelo à Semana Mato-grossense de Doação, Proteção e Sensibilização da Amamentação, dos dias 20 a 24 de maio, de realização da Superintendência de Gestão à Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde.

Foto: Divulgação

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies