Boa Midia

Igualdade e oportunidade

Demóstenes (384-322 a.C.), primeiro grande advogado grego, usou sua eloquência no combate aos projetos ambiciosos de Felipe da Macedônia (385-336 a.C.) numa série de recursos conhecida por Filípicas. Assim se desenhava o papel do advogado: profissional que defende o Direito.

O operador desta ciência zela pelo bom cumprimento da lei, por uma sociedade justa, democrática e que auxilie os mais fracos. Esse profissional trabalha pelo bem-estar social, e não para si.

Esse gênesis impulsionou a formação da Defensoria Pública, já no Império, em 1870, o Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil disponibilizou assistência jurídica aos incapacitados de arcar com o ônus advocatício. Em 1950, a Lei 1060 permitiu a gratuidade nos processos.

Na Constituição de 1988, em seu art. 5º, inciso LXXIV, atribuiu ao Estado a obrigatoriedade e garantiu o direito ao cidadão. Em 1994, a Lei Complementar organizou a estrutura e definiu funções.

Percebe-se o trabalho do legislador em fortalecer tal instituição. Muito mais que defender os mais pobres, a Defensoria tem o objetivo de tornar igualitária a vida dos menos assistidos. Em minhas visitas ao interior do MT, percebi claramente a diferença de apoio à população nos locais, onde o Judiciário não tem representação permanente.

Desnecessário se faz elencar o valor social. Atualmente, ela se faz presente em 44 das 79 comarcas de Mato Grosso. Impõe-se atingir a todas rapidamente. Como, também, implantar tecnologia para acelerar os procedimentos. Tudo isso aliado à motivação e valorização dos defensores e defensoras.

Qual é a pedra no caminho? O orçamento. Comparada a outras instituições a Defensoria Pública foi aquinhoada como se não tivesse a premência de expansão.

A proposta para a LOA de 2019 prevê para o Ministério Público Estadual cerca de R$ 410 milhões, com a solicitação de um acréscimo na ordem de 10%.

Há que se rever as prioridades. Lutamos ou não, pela igualdade não só de direitos, mas, inclusive, de oportunidades!

Faissal Calil é deputado estadual diplomado pelo PV, advogado e ex-vereador por Cuiabá

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies