Boa Midia

Insuficiência renal aguda pode ser revertida

Emmanuela Bortoletto*
Cuiabá

A insuficiência renal é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.

Diagnosticada, a insuficiência renal aguda pode ser reversível se tratada a tempo.

Vale observar alguns sinais que podem indicar essa lesão no rim. Como:

Diminuição da produção de urina,
Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés
Sonolência
Falta de fome
Falta de ar
Fadiga
Confusão
Náusea e vômitos
Convulsões ou coma, em casos graves
Dor ou pressão no peito.

A insuficiência renal aguda pode ainda ser assintomática e acaba revelada em testes de laboratório de rotina. Então são pedidos outros exames para complementar o diagnóstico e começar o tratamento com medicamentos, dieta e em alguns casos diálise.

A diálise é um procedimento que envolve o desvio de sangue para fora do seu corpo em uma máquina que filtra os resíduos e devolve o sangue limpo para seu corpo.

Após o tratamento, na insuficiência renal aguda os rins voltam a funcionar antes de três meses e o paciente volta a vida “normal”, mas sempre cuidando dos rins.

É necessário acompanhamento com nefrologista, seguir dieta equilibrada, com estilo de vida saudável e evitar medicamentos nefrotóxicos.

*Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis é médica Nefropediatra no Hospital Santa Rosa e professora na UNIVAG

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies