Itaú Social escolhe Várzea Grande para participar de programa educacional
Várzea Grande foi um entre cinco municípios em todo o Brasil escolhido como participante do Programa Melhoria da Educação da Fundação Itaú Social, uma das mais renomadas instituições de capacitação e melhoria no ensino público através de parcerias.
“Todo o apoio e ajuda é bem-vinda pois o nosso interesse maior é melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos serviços públicos ofertados em nossa querida Várzea Grande”, disse a prefeita Lucimar Campos ao receber Sonia Dias e Samara Fonteles da Cunha, ambas pertencentes ao Polo de desenvolvimento educacional da Fundação Itaú Social, que formalizaram o convite em nome de Tatiana Bello Djrdjrjan que é Gerente de Programas do Itaú Social.
A prefeita acompanhada pelo secretário de Educação, Silvio Fidélis, aceitou o convite e pontuou que a Educação Municipal vai redobrar seus esforços para que a parceria atenda a toda sua estrutura educacional.
Entre os objetivos específicos do programa está desenvolver e testar tecnologias educacionais de planejamento e gestão e de gestão administrativa e de Recursos, com assessoria técnica e ações formativas. Sua principal missão é criar meios e maneiras para que os resultados da educação pública, leia-se os alunos e seus conhecimentos, permitam que o mesmos avancem e auxiliem na formação de profissionais melhor preparado para o mercado de trabalho.
As formações dos profissionais da educação, abordam o eixo de planejamento e gestão, gestão administrativa e de recursos, gestão pedagógica quanto o da gestão administrativo-financeira. Dessa forma, os profissionais se preparam de maneira ampla para desempenhar suas funções.
Criado em 1999 pela Fundação Itaú Social, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), o Programa Melhoria da Educação auxilia os participantes a elaborar um diagnóstico da realidade educacional do município e a produzir, implementar e avaliar um plano de ação educativa adequado às características locais e às possíveis dificuldades identificadas pelo diagnóstico.
Este ano, o Itaú Social pré-selecionou quatro estados brasileiros e cinco municípios para sua implementação. Várzea Grande foi a cidade escolhida entre os municípios do Centro-Oeste para participar do Programa
“Várzea Grande foi escolhida por apresentar o perfil que atende aos critérios definidos pela Fundação Itaú Social, entre eles, um contingente populacional inferior a 500 mil habitantes, matrícula anual na Rede Municipal superior a 10 mil estudantes do ensino fundamental da área urbana. Mas, também pelo seu potencial cultural, patrimonial, humano e social, e acima de tudo por ter apresentado evolução no ensino aprendizagem, e nas suas estratégicas de Gestão, visto que já aponta mudanças no seu modo de educar, com criatividade e aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – explicou a Sônia Dias.
Redação com informação e foto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Várzea Grande
Comentários estão fechados.