Boa Midia

Mauro é o primeiro goiano no governo de Mato Grosso

No horário eleitoral Mauro promete repetir o que fez na prefeitura
No horário eleitoral Mauro promete repetir o que fez na prefeitura

Desde a divisão territorial que em 1977 criou Mato Grosso do Sul, Mato Grosso teve 15 governadores – sem considerar as curtas substituições por razão de viagem do titular. Mauro Mendes (DEM), que assume o governo amanhã, 1º de janeiro, será o 16º e o primeiro goiano.

Mauro Mendes Ferreira nasceu em Anápolis (GO) em 12 de abril de 1964. É empresário em recuperação judicial e engenheiro eletricista radicado em Cuiabá. Presidiu a Federação das Indústrias  (Fiemt) e foi prefeito de Cuiabá (2013/16). Seu vice é o empresário Otaviano Pivetta (PDT), gaúcho, morador em Lucas do Rio Verde, onde por três vezes foi prefeito. Pivetta exerceu mandato de deputado estadual e ocupou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural.

Governadores

De 1977 a 2018 Mato Grosso foi governado por sete mato-grossenses, três paranaenses, dois paulistas, dois sul-mato-grossenses e um sergipano. O próximo governador é goiano.

Garcia Neto, Cássio Leite de Barros e José Fragelli foram eleitos indiretamente, pelo Colégio Eleitoral, controlado pelo Conselho de Segurança Nacional. Em razão disso esses governadores passaram a ser chamados de biônicos. Os demais, titulares, vice e presidente da Assembleia, chegaram ao cargo com aval das urnas.

Garcia Neto – sergipano

Cássio Leite de Barros (sucedeu Garcia que renunciou para disputar sem sucesso o cargo de senador) – sul-mato-grossense.

Fragelli
Fragelli

José Fragelli – sul-mato-grossense.

Frederico Campos – mato-grossense de Cuiabá.

Júlio Campos (renunciou para disputar e vencer a eleição para deputado federal; foi substituído pelo vice Wilmar Peres) – mato-grossense de Várzea Grande.

Wilmar Peres – mato-grossense de Barra do Garças

Bezerra
Bezerra

Carlos Bezerra – mato-grossense de Chapada dos Guimarães.

Edison de Freitas (era vice-governador e sucedeu Bezerra que renunciou para concorrer ao Senado, sem sucesso) – paulista.

Feltrin
Feltrin

Moisés Feltrin  foi governador constitucional (presidente da Assembleia Legislativa, sucedeu Edison de Freitas, que renunciou em virtude da gravidade do ferimento sofridos numa acidente aéreo) – paulista.

Jayme
Jayme

Jayme Campos – mato-grossense de Várzea Grande.

Dante
Dante

Dante de Oliveira (eleito e reeleito em primeiro turno, renunciou em 1998 para concorrer ao Senado, sem sucesso) – mato-grossense de Cuiabá.

Rogério passa faixa para Blairo
Rogério passa faixa para Blairo

Rogério Salles (era vice-governador e substituiu Dante) – paranaense.

Blairo aplaude o sucessor Silval
Blairo aplaude o sucessor Silval

Blairo Maggi (eleito e reeleito em primeiro turno, renunciou em 2010 para se candidatar e vencer a eleição ao Senado) – paranaense.

Silval Barbosa (vice-governador substituiu Blairo e se elegeu ao cargo em primeiro turno no mês de outubro de 2010) – paranaense.

Pedro Taques com a faixa e o abraço de Silval
Pedro Taques com a faixa e o abraço de Silval

 

Pedro Taques/PSDB (no cargo até este 31 de dezembro; tentou a reeleição, mas ficou em terceiro lugar na disputa) – mato-grossense de Cuiabá.

 

Da Redação

FOTOS:

Sobre imagem de Mauro Mendes na TV no horário eleitoral

Demais: Gabinete de Comunicação Social do Governo de Mato Grosso

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies