Boa Midia

MEC, Ministério dos Povos Indígenas e Funai desqualificam Unemat

Eduardo Gomes

@andradeeeduardogomes

Funai e MEC não reconhecem a Unemat

Ministério da Educação (MEC), Ministério dos Povos Indígenas e Funai desqualificam a Unemat e sequer reconhecem a Universidade Indígena em Barra do Bugres, criada em 2001 pelo governador Dante de Oliveira. A desqualificação tempera a proposta de uma Universidade Indígena, em discussão, e que seria a primeira no Brasil.

Em Recife, burocratas indigenistas defendem a criação da Universidade Indígena pioneira no Brasil. Nas discussões a Universidade Indígena da Unemat, sequer é citada, muito embora no campus daquela cidade a Unemat ofereça cursos em diversas áreas para indígenas mato-grossenses de diversas etnias, de outros estados e do exterior.

A desqualificação não é contestada pelo governador Mauro Mendes nem pela bancada federal em Brasília, e muito menos pela Assembleia Legislativa.

O menosprezo pela Unemat em Barra do Bugres é tão gritante, que em manchete nesta terça-feira, 16, o site oficial da Funai postou o material sobre a proposta da criação da dita Universidade, e o ilustrou com uma foto do então reitor da Unemat, Taisir Mahmudo Karim, numa solenidade de colação de grau de indígenas, sem considerar o ato em Mato Grosso. O registro fotográfico é do repórter fotográfico Mário Vilela, da Funai, e que atuou no jornalismo mato-grossense.

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies