Boa Midia

Mortes, cassação e renúncia mudam comando nas prefeituras

Eduardo Gpmes

@andradeduardogomes

Dos 141 prefeitos eleitos e reeleitos em 2020, dois morreram, uma renunciou e quatro foram cassados. Os outros 134 permanecem administrando seus municípios. Em Pedra Preta, Nelson Antônio Orlato (PSB), 75 anos e decano no cargo, morreu em 14 de agosto de 2022, vítima de um câncer, que enfrentava desde o ano anterior. Orlato foi substituído pela vice-prefeita Iraci Ferreira de Souza (PSDB), que pelo mesmo partido tenta se manter prefeita.

Em 20 de maio de 2021 a Justiça Eleitoral cassou o prefeito de Matupá, Fernando Zafonatto (DEM), por improbidade administrativa. Em eleição supementar realizado no dia 1º de agosto do mesmo ano, Bruno Santos Mena (DEM) conquistou a prefeitura; Bruno tenta a reeleição pelo União Brasil.

Em 17 de dezembro de 2021, a Câmara de Barra do Bugres cassou o prefeito Divino Henrique Rodrigues dos Santos (PDT); Divino é médico e trabalhava na Saúde Pública no vizinho município de Alto Paraguai, em horário de funcionamento da prefeitura. A vice-prefeita Maria Azenilda Pereira (MDB) assumiu o município. Azenilda migrou para o Republicanos no vice-governador Otaviano Pivetta e disputa a prefeitura.

……

Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

……

Em 9 de dezembro de 2022 aos 60 anos, o prefeito de Cotriguaçu, Olírio Oliveira dos Santos, o Lírio (MDB), morreu em Curitiba, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca. O vice-prefeito Valdivino Mendes dos Santos (PSC) conclui o mandato, mas não disputa a eleição em outubro.

Em Carlinda a prefeita reeleita Carmen Martines (DEM) renunciou ao cargo em 1º de fevereiro de 2023, sendo substituída pelo vice-prefeito o pastor Fernando de Oliveira Ribeiro (PSC). Carmen anunciou pouco antes das eleições de outubro de 2022 que se Lula da Silva fosse eleito ela renunciaria porque não aceitaria administrar tendo na Presidência um cidadão condenado em várias instâncias por corrupção e por chefiar um esquema corrupto nacional. Em janeiro ela comunicou sua renúncia ao presidente da Câmara e ao Tribunal Regional Eleitoral, e em seguida fez a transição para o vice e passou a dedicar-se exclusivamente às suas atividades na agropecuária. Fernando é candidato a prefeito pelo União Brasil do governador Mauro Mendes, partido ao qual se filiou junto a outros prefeitos.

NO NINHO – Inês Coelho (DEM) vitoriosa para prefeita de Torixoréu  teve sua chapa cassada, pois o seu seria o terceiro mandato consecutivo de um casal, uma vez que seu marido, Odoni Coelho foi eleito nos dois mandato anteriores, e cassado quando cumpria o segundo. O presidente da Câmara, Thiago Timo (PSB) assumiu o cargo e venceu a eleição suplementar para prefeito. Thiago tenta a reeleição pelo mesmo partido.

Em Acorizal, o vencedor para prefeito, Meraldo Sá (PSD) foi declarado inelegivel. Em eleição suplementar e com apoio de Meraldo, Diego Ewerton Figueiredo Taques (PSD) venceu a disputa. Diego aderiu ao União Brasil do governador Mauro Mendes e tenta a reeleição.

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies