Boa Midia

Mulher-Maravilha dos tempos modernos

O filme da diretora Patty Jenkins, Mulher-Mariavilha, foi o filme de maior sucesso com uma mulher no comando, na história do cinema. Não é coincidência que o primeiro filme de super-heroína dirigido por uma mulher ser também o primeiro a oferecer uma protagonista que não seja mero símbolo sexual. A mulher de hoje está mais empoderada, e com isso vem um pacote de outras coisas que, nem sempre, as nossas heroínas dos dias atuais estão prontas para lidar!

A Mulher-Maravilha de hoje tem que conciliar as multitarefas a qual é imposta, como: cuidar do marido, filhos, trabalho, saúde e, não menos importante, da aparência! Todo esse fardo cobrará seu preço, e isso, cada vez mais cedo.

A mulher, por uma série de fatores, como hormonais e de natureza fisiológica, tem características diferentes das dos homens. A soma de tudo isso a torna mais susceptível a um número maior de patologias. Como prova de tal, o Ministério da Saúde já aponta que 56,3 % das brasileiras estão acima do peso. O que é pior, cerca de 89% delas não praticam atividades físicas e aproximadamente 28% têm hipertensão arterial. Imaginem, essas três características em adição: o produto final será catastrófico! Além disso, as mulheres também estão mais propensas a sofrer de depressão e ansiedade.

O desafio, então, dessa heroína moderna é manter o equilíbrio da sua saúde frente a todos esses fatores adversos.

Algumas medidas necessárias para alcançar essa harmonia devem ser postas em ação se a mulher atual quiser virar o jogo, e uma delas é começar a perder peso. Isto vai muito além de uma questão estética. A obesidade está diretamente ligada a hipertensão, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, doenças cardiovasculares , dentre outras. A boa notícia é que esse é um fator que pode ser mudado, e que, de quebra, pode ajudar a melhorar a pressão arterial e pressupõe que a paciente deva sair da inércia inicial e dizer adeus ao sedentarismo. Além, de ter que mudar radicalmente o seu hábito alimentar. Claro que tudo isso aliado a ajuda de profissionais ligados a cada área, seja um personal trainer, um nutricionista, um nutrólogo ou endocrinologista.

Com relação ao estresse ao qual está sujeita, levando a quadros de ansiedade e até mesmo depressão, a melhor saída são técnicas de relaxamento, com exercícios de respiração, meditação e massagem. Existem métodos efetivos de diminuição de estresse através da identificação das fontes destes, reestruturação de prioridades e o mais importante, saber identificar experiências positivas e gratificantes que a deixam mais feliz no dia a dia, e claro, colocá-las em prática.

De uma maneira geral, a lutadora tem que ouvir mais músicas, ir ao cinema, sair para dançar, viajar nas férias, enquanto há tempo! Afinal de contas, desde que o mundo é mundo a mulher trava as maiores batalhas, e quase sempre não é valorizada na medida que se deve. Ou a heroína moderna para um pouco de salvar vidas alheias, e começa a pensar mais em si, ou estará fadada a perder todos seus poderes, porque, na vida real nem sempre o final é feliz!

ANDRÉIA KRUGER, Graduada em Direito, especialista em direito agro Ambiental e Alimentos. Estudante do curso de Nutrição. Coordenadora Comissão de Responsabilidade Social – BPW Cuiabá-MT Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais. Fundadora e Presidente AMAD-MT Associação Mato-grossense de Atenção ao Diabético

andreiavfk@gmail.com

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies