Boa Midia

Na data da Libertação dos Escravos a emancipação política

Sorriso é o maior município agrícola do mundo
Sorriso é o maior município agrícola do mundo

Em Mato Grosso, 23 dos 141 municípios comemoraram aniversário de emancipação em 13 de maio, data dedicada à Libertação dos Escravos. Sorriso, o maior município agrícola do mundo e maior exportador de commodities agrícolas mato-grossenses está nessa relação, que é mesclada por grandes, médias e pequenas cidades em todas as regiões de Mato Grosso.

A lista é formada por Tangará da Serra, Sorriso, Primavera do Leste, Campinápolis, Cocalinho, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, Terra Nova do Norte, Itaúba, Vera, Nova Canaã do Norte, Novo Horizonte do Norte, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Nova Olímpia, Indiavaí, Comodoro, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Pedra Preta, Novo São Joaquim e Alto Taquari.

Tangará com 98.828 habitantes é o quinto município mato-grossense mais populoso. Sorriso com 85.223 é o sétimo e Primavera do Leste (59.293) o nono. No outro extremo da lista Reserva do Cabaçal (2.646) o 131º e Indiavaí (2.648) o 130º.

A escolha da data comum aos 23 para a emancipação foi sugerida por Valdon Varjão ao então governador Garcia Neto e foi seguida por alguns de seus sucessores. Varjão foi o primeiro senador brasileiro negro; morou em Barra do Garças, onde morreu. Escritor com várias obras e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Valdon foi cartorário em Barra do Garças e exerceu vários cargos eletivos, inclusive o de prefeito daquele município.

MUDANÇA – A tradição da data não foi observada nas últimas 15 emancipações. Em 2001 foram instaladas 13 prefeituras e em 2005, duas, mas nenhuma delas de município criado em 13 de maio. Santa Rita do Trivelato, Nova Santa Helena, Curvelândia, Vale de São Domingos, Rondolândia, Colniza, Santa Cruz do Xingu, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Nova Nazaré, Conquista D’Oeste e Santo Antônio do Leste pertencem ao primeiro grupo; Itanhangá e Ipiranga do Norte, ao segundo.

 

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes

FOTO: Arquivo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies