Boa Midia

O histórico Batalhão Laguna

Batalhão Laguna é sua denominação oficial, mas para alguns ele é o Batalhão dos Cuiabanos. Aquartelado em Cuiabá desde 6 de fevereiro de 1920, o 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BIMtz) foi criado em São Paulo no ano de 1842 com o nome de Batalhão de Caçadores Provisórios.

Em sua trajetória e com outras denominações teve importante papel na esfera militar. Lutou na guerra pela Tríplice Aliança contra o Paraguai – de onde lhe vem o nome Batalhão Laguna.

Em 1941, em sua primeira e única  visita a Cuiabá, o presidente Getúlio Vargas inaugurou a sede atual desse batalhão.

Em 1964, o então comandante do 16º Batalhão de Caçadores, que mais tarde seria o 44º BIMtz, coronel Meira Mattos, à frente de seus comandados, ocupou o Palácio Alvorada, sede do governo, em Brasília, ato derradeiro do movimento cívico-militar que assumiu o poder com a vacância do cargo de presidente, uma vez que Jango Goulart fugiu para o Paraguai.

Com a instalação da 13º Brigada de Infantaria Motorizada em Cuiabá, em 1978, o 44º BIMtz ganhou a denominação atual e passou a integra-la. Seus efetivos participaram da Missão de Paz da ONU no Haiti.

O comandante do 44º BIMtz é o coronel de Infantaria Nilberti Viana Gramosa.

FOTO: Arquivo blogdoeduardogomes

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies