Palanques femininos no Vale do Araguaia
Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
No Vale do Araguaia sete mulheres deverão disputar as eleições para as prefeituras; Dalva Peres (MDB), em Cocalinho; Cláudia Voltoline (União), em Confresa; Marilda Sperandio (União), em Alto Taquari; Francieli Magalhães (PRD), em Santo Antônio de Leverger; Jo (PSD), em Santa Cruz do Xingu; Andréia Wagner (PSB), em Jaciara; e Cláudia Gervazoni (PL), em Canarana.
A presença política feminina é pequena em Mato Grosso. No Vale do Araguaia, região que ocupa a área entre a margem esquerda do Araguaia e a direita do Xingu, sete mulheres são prefeitas: Janailza Taveira (União), em São Félix do Araguaia; Luzia Brandão (União), em Ribeirão Cascalheira; Marilda Sperandio; Francieli Magalhães; Jo; Andréia Wagner e Mauriza Augusta de Oliveira, a Marilza (MDB), em Nova Brasilândia . Janailza, Marilza e Luzia são reeleitas e, portanto, inelegíveis nas eleições de outubro. Marilda, Francieli, Jo e Andréia tentarão a reeleição. A vice-prefeita Cláudia Voltoline, a médica Cláudia Gervazoni e a ex-prefeita Dalva Peres são pré-candidatas.
Prefeitas em busca da reeleição
Em Santo Antônio de Leverger, com 17 mil habitantes e distante 22 km de Cuiabá, a prefeita Francieli Magalhães de Arruda Vieira Pires tentará a reeleição.
Marilda é professora, foi vereadora e candidatou-se a prefeita prefeita de Alto Taquari por conta da inelegibilidade de seu marido, Lairton Sperandio, que segundo a oposição no município é que realmente administra.
Alto Taquari tem 11 mil habitantes e situa-se na tríplice divisa: MT/GO/MS. A ferrovia da Rumo Logística opera um terminal próximo à cidade e o município além de grande produtor de commodities agrícolas tem um parque agroindustrial.
Joraildes Soares de Sousa, a Jo, administra Santa Cruz do Xingu com 2.700 habitantes na divisa com o Pará e que tem parte de seu mosaico fundiário ocupado por terras indígenas. Jo foi vereadora por dois mandatos consecutivos.
Andréia Wagner tenta a reeleição em Jaciara tendo um trunfo na manga: é casada com o deputado estadual Max Russi, que é o alto clero na Assembleia, foi secretário de Estado, duas vezes prefeito e vereador por Jaciara.
O município de Jaciara, no polo de Rondonópolis, tem 29 mil habitantes, sua economia é rural e agroindustrial.
Mais pré-candidaturas
Cláudia Voltoline é vice-prefeita de Confresa, advogada e cantora gospel. Ela quer suceder o prefeito e médico Rônio Condão, que cumpre o segundo mandato consecutivo.
Confresa, com 36 mil habitantes, é o segundo município mais populoso do Vale do Araguaia. A rodovia BR-158, que liga Barra do Garças ao Pará, cruza sua área urbana e sua economia é agropecuária e agroindustrial.
Em Confresa está em construção o Hospital Regional do Araguaia, que deverá entrar em funcionamento em 2026 e que mudará o perfil da sede do município.
Dalva Peres é professora e agropecuarista, foi prefeita de Cocalinho, e seu marido e seu pai também foram prefeitos daquele município.
Cocalinho, com 6.500 habitantes, na Comarca de Água Boa e divisa com Goiás, figura entre os grandes municípios da pecuária mato-grossense e tem receita com o turismo por ser um dos melhores roteiros turísticos pesqueiro e de contemplação do Brasil interior.
Em Canarana a pediatra Cláudia Gervazoni tentará a prefeitura pela segunda vez consecutivo. Em 2020, filiada ao Patriota, Cláudia foi a segunda colocada, com 29,41% dos votos e o pleito foi vencido por Fábio Faria (então DEM) com 59,28% da votação.
Cláudia reside em Canarana desde 1998.
Ex-prefeitas no Araguaia
São ex-prefeitas no Vale do Araguaia: Raquel Campos Coelho (São José do Xingu), Railda de Fátima Alves (Nova Nazaré), Dalva Peres (Cocalinho), Noely Paciente da Luz (Luciara), Laudelina Aquino e Magali Vilela (General Carneiro), Divina Oda (Pontal do Araguaia), Patrícia Fernandes de Oliveira, a Patrícia Vilela (Ribeirão Cascalheira), Olinda Saggin e Inês Mesquita (Torixoréu), Célia Orione (Guiratinga), Noêmia Presser Niedermeier (Alto Araguaia), Maria José das Graças Azevedo, a Professora Zezé (Araguainha), Glorinha Garcia (Santo Antônio de Leverger), Rosana Martinelli (Sinop), Terezinha Carrara (Nova Santa Helena) e Cleuseli Aparecida Missassi, a Baiana Heller (Peixoto de Azevedo) e Angelina Benedita Pereira (Planalto da Serra).
O lado esquecido do Araguaia
grandes mulheres, cada uma com suas histórias
Rejane Garcia vice-prefeita de Água Boa – via WhatsApp
Nós somos maioria entre os eleitores e minoria entre os candidatos. Chegou a nossa hora. Mulher na cabeça Mato Grosso
Isabel Filgueiras – via WhatsApp – Cuiabá
Excelente material
Radio Interativa FM – via WhatsApp – Água Boa