Boa Midia

Parcerias podem ajudar na disputa entre nacionais e multinacionais

 

Uma pesquisa realizada em janeiro deste ano pelo Reputation Institute Brasil aponta que, das dez empresas com melhor reputação no país, três são de tecnologia e são estrangeiras. Essas empresas atuam em todo o globo e possuem ganho de escala. Fica então a dúvida: como uma empresa brasileira pode contornar esse quadro e se tornar competitiva perante as multinacionais?

Um caminho é fazer parcerias com fornecedores, que possuem equipes a nível global. Isso possibilita que as empresas brasileiras também tenham ganho de escala e possam trabalhar com preços mais competitivos. Para que essas parcerias sejam possíveis, ter contatos com fornecedores que trabalham com larga escala é fundamental.

Oferecer um produto com especificações que consigam competir com os aparelhos das concorrentes é igualmente importante. As empresas precisam estar atentas às necessidades dos consumidores, por meio de pesquisas, redes sociais e contatos com varejistas para atender demandas de diferentes nichos. Além disso, ainda que multinacionais trabalhem com equipes no mundo todo, se indústrias locais tiverem profissionais de desenvolvimento competentes em constante aperfeiçoamento, tornam-se capazes de entregar um produto com as melhores especificações para o brasileiro. Linha de produção bem equipada, canais de venda, pós-venda e assistência técnica são questões básicas nessa empreitada e que completam a cartilha de regras.

Essas características positivas foram adquiridas pela marca de smartphones Quantum, unidade autônoma dentro da Positivo Tecnologia. Desde a criação, em 2015, tem se empenhado para se fortalecer nessa disputa. Escolhida como uma das marcas locais para fazer desenvolvimento junto com o time Google, a Quantum tem ampliado seu conhecimento sobre o sistema Android e sua implementação nos smartphones para os brasileiros. Mesmo com a forte concorrência, trabalha para cumprir com a expectativa do consumidor local.

Thiago Miashiro é gerente de Negócios da Quantum

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies