Boa Midia

Pesquisa sugere que todos os deputados estaduais seriam reeleitos

 

Pesquisa do instituto Segmenta, publicada nesta segunda-feira, 9,  no site folhamax.com.br (registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número MT-00672/2018) revela – com margem de erro percentual de 3% para mais e para menos ´- que estariam praticamente eleitos os 21 deputados estaduais que tentarão a reeleição – e dentre eles, Mauro Savi (DEM), preso desde 9 de maio acusado pelo Ministério Público de chefiar uma organização criminosa que teria desviado mais de R$ 30 milhões do Detran. Sem colocar em dúvida a lisura da pesquisa, mas o resultado mostra situação confortável para os deputados investigados ou processados e para a Assembleia como um todo, que assim praticamente reelegeria a legislatura em curso.

A intenção de voto dos 2.048 entrevistados entre 1º e 5 deste mês, em 75 municípios, mesmo que mantida no dia da votação poderá não significar eleição, uma vez que se trata de voto proporcional e a consulta excluiu 66 dos 141 municípios mato-grossenses. É preciso que se leve em conta que existem candidaturas regionalizadas que costumam receber muitos votos nas famosas “chocadeiras” – urnas de seus lugares de origem.

Desperta atenção a presença apenas de Valdir Corrêa, Tiago Silva e Zaeli, todos de Rondonópolis, e de Valmir Moretto, de Nova Lacerda, onde foi prefeito, e os únicos nomes de municípios fora da área metropolitana. o suplente Adriano Silva, ex-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), também figura na lista juntamente com o suplente Jajah Neves. Adriano tem domicílio em Cáceres, mas por sua longa permanência em plenário nessa legislatura é considerado deputado, a exemplo de Jajah, que reside em Várzea Grande. Adriano é réu na comarca de Cáceres – responde por crime de improbridade: na reitoria teria autorizado a contratação de empresas fantasmas para executarem obras na Unemat.

Na pesquisa o eleitorado foi generoso com a Câmara Municipal de Cuiabá, de onde saíram seis nomes: Toninho de Souza, Juca do Guaraná, Elizeu Nascimento, Paulo Araújo, Lilo Pinheiro e Dilemário.

A generosidade com a Câmara de Cuiabá não se repetiu no universo feminino: somente a deputada Janaína Riva figura entre os 38 nomes com maior preferência. Quanto a esse posicionamento não há novidade, pois na legislatura em curso ela é a única mulher em plenário.

Dos 24 deputados da legislatura em curso, três não disputarão a reeleição: José Domingos (DEM), que anunciou aposentadoria política; Wancley de Carvalho (PV), por razão de saúde; e Leonardo Albuquerque (SD), que sairá candidato a deputado federal. Os demais estão na lista e os seis com mais intenção de votos são da Assembleia: Eduardo Botelho, Nininho, Janaína Riva, Guilherme Maluf, Wilson Santos  e Dilmar Dal’Bosco.

Entre os 29 com maior intenção de votos estão 15 dos 16 deputados estaduais ou investigados, ou delatados, ou processados, ou condenados em primeira instância, ou com bens bloqueados, com os direitos políticos suspensos em primeira instância, ou que aparecem em vídeo recebendo dinheiro de Sílvio Corrêa então chefe de Gabinete do à época governador Silval Barbosa – em delação homologada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, Silval disse que esse dinheiro tratava-se de mensalinho. Essa relação é formada por Eduardo Botelho, Nininho, Guilherme Maluf, Wilson Santos, Dilmar Dal’Bosco, Baiano Filho, Wagner Ramos, Gilmar Fabris, Sebastião Rezende, Mauro Savi,Romoaldo Júnior, Oscar Bezerra, Pedro Satélite, Silvano Amaral e Daltinho. José Domingos integra essa lista, mas não é pré-candidato.

 

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes

FOTO: Fablício Rodrigues/Arquivo Assembleia Legislativa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies