Boa Midia

Ponte de Cocalinho, um presente goiano

Ponte construída pelo governo de Goiás na divisa com Mato Grosso
Bom é Goiás, que investe na infraestrutura de transporte mato-grossense. Tanto assim, que os goianos deram um grande presente ao vizinho Mato Grosso: uma ponte sobre o rio Araguaia

 

Com 577 metros de extensão sobre o Araguaia ela é a maior ponte de Goiás. É assim que os goianos a chamam. Mas ao mesmo tempo é também a maior de Mato Grosso. Mas afinal o que há em comum nessa travessia que une os dois estados? Simples. Trata-se de uma ponte interestadual, mas com um detalhe: sua construção foi bancada pelo governo goiano e por um consórcio, sem um tostão de real mato-grossense.

 

A obra e a agora aposentada...
A obra e a agora aposentada…

 

Ao inaugurá-la em 29 de julho de 2017, o então governador goiano Marconi Perillo (PSDB) defendeu que a mesma recebesse o nome de Ponte da Amizade Dante de Oliveira, mas tal homenagem precisa ser referendada pelas assembleias legislativas dos dois estados. O à época governador tucano Pedro Taques participou da inauguração.

O nome sugerido por Perillo ainda não foi oficializado.

A obra consumiu R$ 54 milhões de uma Parceria Público-Privada (PPP) do governo goiano e com o Consórcio Caminhos do Sol (60% desembolsado pelo governo e 40% pelo consórcio), que explorará seu pedágio por 25 anos.

Mato Grosso respondeu apenas pelo aterro de 350 metros na margem esquerda do rio, que exigiu investimento de R$ 6 milhões incluindo sua pavimentação.

 

... Balsa
… Balsa

 

O projeto da ponte levou em conta a perspectiva de aproveitamento do rio para o escoamento de produtos agrícolas aos portos do Arco Norte. Por isso, o vão central tem 150 metros e elevação de 50 metros acima da linha d’água – o que possibilita a passagem de embarcações.

Antes a travessia era feita por balsa. No lado mato-grossense a MT-326 chega à barranca do rio. Na margem oposta é a GO-164.

A construção da ponte era um antigo sonho nas duas margens do rio. Sua obra começou em 1999, quando Perillo cumpria seu primeiro mandato de governador por Goiás (exerceu três). Depois sofreu longa paralisação por falta de recursos.

A ponte aproxima ainda mais a população de Cocalinho aos goianos. Os vínculos daquela cidade são mais fortes com Goiás, e Cuiabá fica em segundo plano.

 

FOTOS:

1 – Governo de Goiás

2 e 3 – Arquivo blogdoeduardogomes

1 comentário
  1. Inácio Roberto Luft Diz

    A verdade, sem papas na língua

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies