Professor também por seus exemplos
A têmpera do Professor Aecim Tocantins foi moldada no exercício diário da cidadania, na dignidade ao desempenhar muitas e importantes funções na vida pública ao longo de décadas e no declarado amor que sente por seu berço, Cuiabá, que abençoou o sopro de vida que Deus lhe deu em 8 de junho de 1923.
Qualificar o professor Aecim Tocantins é se deparar com uma das mais dignas e honradas páginas que estão sendo escritas no coração da América do Sul. É lembrar a grande amizade que o herói nacional marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nutria por ele – amizade essa retribuída com a mesma intensidade -, é destacar as relações fraternas dessas duas figuras exemplares. É citar que foi vereador, presidente da Câmara e prefeito de Cuiabá, que ocupou secretarias de governo, que presidiu o Tribunal de Contas do Estado, que foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, que recebeu condecorações e que é prestador de relevante serviço social.
Um homem desse quilate moral merece as maiores homenagens possíveis. Foi esse o entendimento do governador Blairo Maggi ao denominar a monumental praça esportiva que o governo estadual construirá e inaugurará no final do próximo ano, em Cuiabá, ao lado do estádio Verdão, de “Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins”.
Reconhecer oficialmente os méritos do Professor Aecim Tocantins é reverenciar a alma cuiabana que ele tão bem personifica conscientemente, sem que isso lhe roube a virtude da modéstia, o charme da discrição, a prudência dos sábios e a paciência dos virtuosos.
O texto acima é parte do Editorial do Jornal Diário de Cuiabá na edição de 20 de dezembro de 2005, um dia após ele receber no Palácio Paiaguás a comunicação oficial do governador Blairo Maggi de que a maior praça mato-grossense para esportes de quadra, lançada em Cuiabá, pelo governo, receberia seu nome, como efetivamente o recebeu: Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins.
O Professor Aecim Tocantins foi uma das referências morais na vida pública mato-grossense e exemplo de político que não flutua em busca do poder. O grande ginásio poliesportivo que lhe rende homenagem foi o reconhecimento de Blairo à sua trajetória. Nenhum cidadão que recebe tamanho reconhecimento por parte de governador fica insensível a ele.
O professor foi grato ao governador, mas nem o isso o fez mudar sua postura política. Na eleição para prefeito de Cuiabá, em 2008, Aecim gravou programa eleitoral para o tucano Wilson Santos, que disputou e venceu a reeleição em que seu principal adversário foi o empresário Mauro Mendes (PR) apoiado por Blairo.
Afastado da militância política há décadas, o Professor Aecim não tinha mais a chamada densidade eleitoral, mas em nome de seu passado, pediu votos para Wilson Santos. Sua participação no rádio e televisão foi um duro recado para Blairo e aos demais homens públicos que teimam em plagiar no pior sentido a Oração de São Francisco.
Com seu posicionamento em 2008 o Professor Aecim deixou claro a todos que o verdadeiro homem público é aquele que acredita em suas convicções, ainda que elas o mantenham ao lado de alguém que nunca demonstrou publicamente que o reconhece.
Na madrugada do domingo, 18 de junho de 2017, aos 94 anos, em sua casa, ao lado da família, o Professor Aecim fechou os olhos para sempre em sua cidade. Saiu de cena. Virou lenda.
EDUARDO GOMES
blogdoeduardogomes
Foto:MARCOS NEGRINI
Comentários estão fechados.