Boa Midia

Professor também por seus exemplos

A têmpera do Professor Aecim Tocantins foi moldada no exercício diário da cidadania, na dignidade ao desempenhar  muitas e importantes funções na vida pública ao longo de décadas e no declarado amor que sente por seu berço, Cuiabá, que abençoou o sopro de vida que Deus lhe deu em 8 de junho de 1923.

Qualificar o professor Aecim Tocantins é se deparar com uma das mais dignas e honradas páginas que estão sendo escritas no coração da América do Sul. É lembrar a grande amizade que o herói nacional marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nutria por ele – amizade essa retribuída com a mesma intensidade -, é destacar as relações fraternas dessas duas figuras exemplares. É citar que foi vereador, presidente da Câmara e prefeito de Cuiabá, que ocupou secretarias de governo, que presidiu o Tribunal de Contas do Estado, que foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, que recebeu condecorações e que é prestador de relevante serviço social.

Um homem desse quilate moral merece as maiores homenagens possíveis.  Foi esse o entendimento do governador Blairo Maggi ao denominar a monumental praça esportiva que o governo estadual construirá e inaugurará no final do próximo ano, em Cuiabá, ao lado do estádio Verdão, de “Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins”.

Reconhecer oficialmente os méritos do Professor Aecim Tocantins é reverenciar a alma cuiabana que ele tão bem personifica conscientemente, sem que isso lhe roube a virtude da modéstia, o charme da discrição, a prudência dos sábios e a paciência dos virtuosos.

O texto acima é parte do Editorial do Jornal Diário de Cuiabá na edição de 20 de dezembro de 2005, um dia após ele receber no Palácio Paiaguás a comunicação oficial do governador Blairo Maggi de que a maior praça mato-grossense para esportes de quadra, lançada em Cuiabá, pelo governo, receberia seu nome, como efetivamente o recebeu: Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins.

O Professor Aecim Tocantins foi uma das referências morais na vida pública mato-grossense e exemplo de político que não flutua em busca do poder. O grande ginásio poliesportivo que lhe rende homenagem foi o reconhecimento de Blairo à sua trajetória. Nenhum cidadão que recebe tamanho reconhecimento por parte de governador fica insensível a ele.

O professor foi grato ao governador, mas nem o isso o fez mudar sua postura política. Na eleição para prefeito de Cuiabá, em 2008, Aecim gravou programa eleitoral para o tucano Wilson Santos, que disputou e venceu a reeleição em que seu principal adversário foi o empresário Mauro Mendes (PR) apoiado por Blairo.

Afastado da militância política há décadas, o Professor Aecim não tinha mais a chamada densidade eleitoral, mas em nome de seu passado, pediu votos para Wilson Santos. Sua participação no rádio e televisão foi um duro recado para Blairo e aos demais homens públicos que teimam em plagiar no pior sentido a Oração de São Francisco.

Com seu posicionamento em 2008 o Professor Aecim deixou claro a todos que o verdadeiro homem público é aquele que acredita em suas convicções, ainda que elas o mantenham ao lado de alguém que nunca demonstrou publicamente que o reconhece.

Na madrugada do domingo, 18 de junho de 2017, aos 94 anos, em sua casa, ao lado da família, o Professor Aecim fechou os olhos para sempre em sua cidade. Saiu de cena. Virou lenda.

 

EDUARDO GOMES

blogdoeduardogomes

Foto:MARCOS NEGRINI

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies