Boa Midia

Projeto Canção de Roda planta frutíferas no 44º Batalhão

Crianças do projeto
Crianças do projeto

As crianças e jovens atendidos pelo projeto Canção de Roda, do Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim), realizaram nesta quinta-feira (30), a convite do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (44º BIMtz) o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas. A atividade é uma parceria entre o Exército Brasileiro, Instituto Ação Verde e o Juizado Volante Ambiental (Juvam) com o projeto Verde Novo.

A Unimed Cuiabá é uma das principais parceiras do Instituto Ação Verde em atividades voltadas à preservação dos biomas presentes em Mato Grosso e nas ações de reflorestamento de áreas urbanas, explicou Rosimeire Marques, colaboradora do PróUnim.

Para esta ação, acrescentou ela, a ideia foi incluir os participantes do Projeto Canção de Roda, que são crianças e jovens com deficiência auditiva e de fala. “Para que se sintam importantes também dentro desse trabalho que fazemos em prol da natureza, da cidade e seus moradores”, ressaltou.

“Para essas crianças não é somente plantar árvores. Elas estão sendo ensinadas a preservar a vida. Então, isso para nós é fundamental, pois aqui no batalhão e no Exército já temos uma vocação educativa. Recebê-las é uma alegria muito grande, ainda mais quando o projeto é bonito, proveitoso e tem uma finalidade para a sociedade”, salientou o tenente-coronel Saulo Ramos de Carvalho Cavalcante, comandante do batalhão.

Participante ganha abraço do comandante anfitrião
Participante ganha abraço do comandante anfitrião

Mauro Nakamura Filho, coordenador do projeto Verde Novo, do Juizado Volante Ambiental (do Poder Judiciário de Mato Grosso), também enalteceu a iniciativa. “O programa se propõe a, de certa forma, compensar a perda da cobertura vegetal por ações como esta. E as crianças são muito importantes nesse processo, porque elas são um elemento multiplicador. Com isso certamente a qualidade de vida melhora substancialmente. Essa é a proposta do projeto”, finalizou.

Os participantes do Canção de Roda adoraram a ação. Ariadne Viana de Moraes, de 19 anos, que está no Canção de Roda desde os 7, afirmou que participar do plantio foi uma honra, “porque a gente vê tanto desmatamento por aí, prejudicando todos nós e isso é uma oportunidade de fazer o pessoal ter mais consciência”. Ela aproveitou para fazer um reconhecimento do trabalho do PróUnim através do Canção. “Agradeço a todas as fonoaudiólogas, que me ajudaram muito. Estou fazendo faculdade de Direito agora também. Graças a elas eu consigo falar bem melhor. Estou conseguindo superar bem os obstáculos”, disse, emocionada.

FOTOS: Helder Faria – Divulgação

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies