Boa Midia

Regionalismo no Nortão isola Pedro Taques

Leitão e Rosana - a ponta do iceberg montado para atingir Pedro no Nortão
Leitão e Rosana – a ponta do iceberg montado para atingir Pedro no Nortão

Política sem vinculação de votos é o verdadeiro salve-se quem puder. Isso é o que acaba de demonstrar o o líder do PSDB na Câmara dos Deputados e candidato ao Senado, Nilson Leitão, que posou com a prefeita republicana Rosana Martinelli (PR),  de Sinop, no Nortão, o que em outras palavras foi um duro golpe ao governador e candidato à reeleição Pedro Taques, correligionário de Leitão. Isso, por conta de interesses regionais que passam por Jorge Yanai e Wellington Fagundes.

Se a foto dos dois juntos significasse um encontro em defesa de Sinop – terra de Leitão e da qual foi prefeito em dois mandatos consecutivos – seria normal. Porém, no plano estadual, trata-se de um duro golpe contra Pedro, que assim vê seu principal aliado no Nortão se preparando para subir no mesmo palanque em que Rosana estará defendendo a candidatura do senador republicano Wellington Fagundes ao governo.

Leitão não toca no fato de Rosana apoiar Wellington. Ela, também faz silêncio sobre a ligação do candidato ao Senado com Taques. Porém, fonte segura em Sinop garante que não se trata apenas de afago político entre duas das maiores lideranças do Nortão: por trás dessa foto estaria um plano que eleitoralmente seria desastroso pra Pedro.

Yanai, o fator regional
Yanai, o fator regional

Em troca do apoio de Rosana, Leitão tiraria o pé do acelerador na campanha de Pedro em sua região. Isso, na tentativa de facilitar a eleição de Wellington, o que também mexe com o regionalismo do Nortão: o primeiro suplente de Wellington no Senado é o médico Jorge Yanai (MDB), que é o mais antigo naquela profissão em Sinop.

Com Wellington governador Sinop automaticamente teria um senador: Yanai. Com o fortalecimento de Leitão, tanto a cidade quanto o Nortão contariam com duas cadeiras no Senado. Mais: Rosana por ser correligionária de Wellington estaria com a faca e o queijo na mão caso ele se eleja governador, e o mesmo aconteceria em relação a ela com Leitão e Yanai – no melhor dos cenários.

Como nos ensina o ditado popular: Política é a arte da conspiração. Pedro que o diga.

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes

FOTOS:

1 – Assessoria de Leitão

2 – Maurício Barbant em arquivo blogdoeduardogomes

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies