Regionalismo no Nortão isola Pedro Taques
Política sem vinculação de votos é o verdadeiro salve-se quem puder. Isso é o que acaba de demonstrar o o líder do PSDB na Câmara dos Deputados e candidato ao Senado, Nilson Leitão, que posou com a prefeita republicana Rosana Martinelli (PR), de Sinop, no Nortão, o que em outras palavras foi um duro golpe ao governador e candidato à reeleição Pedro Taques, correligionário de Leitão. Isso, por conta de interesses regionais que passam por Jorge Yanai e Wellington Fagundes.
Se a foto dos dois juntos significasse um encontro em defesa de Sinop – terra de Leitão e da qual foi prefeito em dois mandatos consecutivos – seria normal. Porém, no plano estadual, trata-se de um duro golpe contra Pedro, que assim vê seu principal aliado no Nortão se preparando para subir no mesmo palanque em que Rosana estará defendendo a candidatura do senador republicano Wellington Fagundes ao governo.
Leitão não toca no fato de Rosana apoiar Wellington. Ela, também faz silêncio sobre a ligação do candidato ao Senado com Taques. Porém, fonte segura em Sinop garante que não se trata apenas de afago político entre duas das maiores lideranças do Nortão: por trás dessa foto estaria um plano que eleitoralmente seria desastroso pra Pedro.
Em troca do apoio de Rosana, Leitão tiraria o pé do acelerador na campanha de Pedro em sua região. Isso, na tentativa de facilitar a eleição de Wellington, o que também mexe com o regionalismo do Nortão: o primeiro suplente de Wellington no Senado é o médico Jorge Yanai (MDB), que é o mais antigo naquela profissão em Sinop.
Com Wellington governador Sinop automaticamente teria um senador: Yanai. Com o fortalecimento de Leitão, tanto a cidade quanto o Nortão contariam com duas cadeiras no Senado. Mais: Rosana por ser correligionária de Wellington estaria com a faca e o queijo na mão caso ele se eleja governador, e o mesmo aconteceria em relação a ela com Leitão e Yanai – no melhor dos cenários.
Como nos ensina o ditado popular: Política é a arte da conspiração. Pedro que o diga.
Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes
FOTOS:
1 – Assessoria de Leitão
2 – Maurício Barbant em arquivo blogdoeduardogomes
Comentários estão fechados.