Boa Midia

Uma estranha pesquisa ofende a população de Rondonópolis

EDUARDO GOMES

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

 

Em algumas cidades mato-grossenses os gravíssimos crimes de fake news e publicação de pesquisas distorcidas são praticados no período eleitoral na tentativa de enganar o eleitor e induzi-lo ao voto em determinado candidato. Felizmente a Justiça Eleitoral age com rapidez e desarticula a recorrência de tais práticas, mas nem assim consegue neutralizar toda sua carga negativa em benefício de um e em prejuízo dos demais. Em Rondonópolis, uma pesquisa distorcida cujos números favorecem o candidato a prefeito Thiago Silva (MDB) é um exemplo clássico da prática criminosa em curso.

A prática de fake News vai além das redes sociais e da Imprensa convencional, pois alguns candidatos a utilizam abertamente no horário da propaganda eleitoral, o que sempre resulta em direito de resposta e suspensão de programas dos que a adotam.

No dia 2 deste mês de setembro o instituto de pesquisas Percent divulgou uma pesquisa encomendada pela Cuiabá TV Aberta de Comunicação apontando vantagem a Thiago Silva, cujos números não devem ser citados por serem falsos, e a repetição pode contribuir para aumentar a confusão que se criou junto a parte do eleitorado.

Felizmente a juíza Aline Luciane Ribeiro Quintão Bissoni determinou a suspensão da divulgação da pesquisa, aplicou multa de 53.205 reais ao instituto Percent e a considerou como não registrada.

A ação profilática da magistrada foi provocada pela coligação Rondonópolis Pronta para o Futuro, encabeçada pelo candidato a prefeito Paulo José (PSB). Para assim decidir, Aline Luciane levou em conta que o relatório citando os bairros onde a consulta foi feita cita que os entrevistados foram ouvidos em 5 de abril deste ano, ao passo que na informação à Justiça Eleitoral Percent citou que as entrevistas ocorreram entre 24 e 28 de agosto.

……

Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

……

Ao pé da letra não se pode afirmar que Thiago Silva tenha participação neste crime, mas é preciso que não se descarte que o mascaramento da pesquisa interessa diretamente a ele. Em outra esfera, também grave, é importante que se tenha em conta a atipicidade da contratação da pesquisa: em Rondonópolis a Cuiabá TV Aberta de Comunicação – emissora sem expressão na Comunicação e nos meios empresariais – é tão estranha quanto o rio Arareau na China e o Padre Lothar no Cazaquistão.

A disputa eleitoral em Rondonópolis tem que sair do picadeiro da tentativa de criar um cenário irreal. O que está em jogo é o destino de uma grande cidade cuja população merece respeito e não pode ser tratada com o desprezo de números falsos que não refletem o posicionamento do eleitorado, pois pesquisa assim não tem margem de erro, pois a mesma é o erro.

1 comentário
  1. Dulce Diz

    👏👏👏

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies