Boa Midia

Várzea Grande ganha CMEI Petita de Leão

Em clima de comemoração pelos 157 anos de sua fundação em 15 de maio de 1867, Várzea Grande prossegue com a programação de inauguração de obras. Nesta terça-feira, 21, a cidade ganhou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eurydice Gomes Asvolinsque “Petita de Leão”, construído no bairro Cidade de Deus, para atender crianças daquele e dos bairros no entorno. A obra é resultado de uma parceria do governo federal com a prefeitura.

Júlio Campos com familiares de Petita de Leão e autoridades

O deputado estadual Júlio Campos participou da inauguração, fez um relato sobre a homenageada Petita de Leão e revelou como aconteceu a escolha do nome do CMEI.

Petita de Leão foi amiga de dona Amália Curvo de Campos, a matriarca da família de Júlio Campos; dona Amália por duas vezes foi primeira-dama do município. Segundo ele, a construção do primeiro posto de saúde do município, o antigo Postão, foi idealizada por dona Amália e sua construção contou com doações e receitas financeiras com a venda de redes, comida, guaraná ralado e artesanato na exposição agropecuária de Cuiabá, que era realizada em Várzea Grande e se chamava Campo de Demonstração. Quem ficava à frente das barracas era Petita de Leão.

O deputado recordou que Petita de Leão era irmã da professora Adalgiza de Barros, a quem Várzea Grande reverencia a memória por seus feitos na área da educação e que as duas irmãs atuavam juntas pela cidade.

Júlio Campos destacou que dona Amália certa vez lhe pediu que prestasse uma homenagem a Petita de Leão. Quando começou a obra do CMEI ora inaugurado, ele procurou seu primo e então vereador Benedito Francisco Curvo, o Chico Curvo e lhe pediu que apresentasse na Câmara uma propositura para reverenciar Petita de Leão. Chico Curvo o atendeu prontamente.

Descerramento da placa de inauguração

INAUGURAÇÃO – A solenidade de inauguração do CMEI Petita de Leão reuniu o prefeito Kalil Baracat, o secretário municipal de Educação Sílvio Fidélis, vereadores, familiares da homenageada, professores, pedagogos e moradores no Cidade de Deus e região.

Fotos: Edson Rodrigues

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies