Boa Midia

Várzea Grande sobre duas rodas

Pedal com segurança na noite várzea-grandense
Pedal com segurança na noite várzea-grandense

Promover a qualidade de vida, interação entre as pessoas, e ao mesmo tempo, incentivar o uso da bicicleta como modal de transporte. Com essa proposta, a Secretaria de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal implantou em março de 2018, o projeto Pedal da Guarda, onde reúnem todas as quintas-feiras, ciclistas de diferentes bairros da cidade e também de Cuiabá, que atravessam a ponte para participar do evento. A rotatória do Aeroporto Marechal Rondon e do Shopping Várzea Grande é ponto de concentração, de largada e chegada.

Toda a semana a equipe organizadora elabora um percurso de viagem, que passa por diversos bairros da cidade, onde os participantes têm a oportunidade de fazer também um tour, apreciando os pontos turísticos de Várzea Grande.

Guarda Municipal atenta ao pedal
Guarda Municipal atenta ao pedal

O percurso compreende de 20 a 25 quilômetros que são realizados no perímetro urbano e passa por localidades distintas como a Passagem da Conceição, Trevo do Lagarto e Bonsucesso. Para participar do evento é necessário que desportista tenha uma bicicleta e os seus equipamentos de segurança.

O coordenador do Pedal da Guarda, agente Juliano Lemos, disse que, em princípio, a ideia do projeto surgiu em razão de buscar um lugar mais seguro para os ciclistas pedalar, independente de serem iniciantes ou desportistas preparados.

“O projeto que começou de forma tímida e com a presença de dezenas de ciclistas, tomou em pouco tempo uma proporção surpreendente, com a inserção de pessoas de várias localidades. Hoje contamos com a presença de mais de 200 participantes, compostos por vários grupos de pedaladas”, comemorou.

Juliano Lemos explica que a atividade é gratuita e qualquer pessoa pode participar do passeio, porém é indispensável ao ciclista, o uso de acessórios de segurança, como capacetes, coletes refletivos, luvas e roupas de cores claras e refletivas. “É aconselhável também que as bicicletas tenham um bom estado de conservação, seja sempre revisado e que tenham faróis dianteiro e traseiro, bomba para os pneus e uma câmera reserva para possível emergência”.

O secretário de Defesa Social e também comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, ressalta a grandeza do projeto social e integrativo ‘Pedal da Guarda’, que além de ser um meio de transporte para pequenas e médias distâncias, a bicicleta é ecologicamente correta, não emite gases, portanto, não polui, não produz ruídos, é econômica e o mais importante, é uma atividade física que consome calorias, melhora a respiração, tonifica músculos e libera hormônios que fazem o bem para as pessoas.

“Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para o desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, reduz o estresse, fortalecesse a resistência muscular, melhora o condicionamento físico, e mantém a forma física de quem faz uso desta prática de esporte”.

Segundo o comandante, antes de realizar o referido percurso, é feito todo um planejamento logístico para que o passeio seja feito sem nenhum contratempo, com a presença de guardas municipais que fazem a escolta, e agora também com a presença de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192). “Firmamos a parceria com o SAMU que agora faz parte da nossa equipe de apoio, aferindo a pressão dos participantes e garantindo mais segurança e tranquilidade durante o trajeto da viagem”.

Alegria ao pedalar
Alegria ao pedalar

O tenente-coronel Flávio Poncione, é morador de Cuiabá e começou a participar do Pedal da Guarda há sete meses, e nos dois primeiros passeios ele alugou uma bicicleta. “Hoje tenho a minha própria bike, e nesse período além de eliminar 15 quilos, consegui fazer novas amizades. Indico a todos essa ação da Guarda Municipal que é feita com total segurança, tanto para os ciclistas que participam da atividade, quanto para os motoristas que trafegam pelas vias”, elogiou.

O advogado Sérgio Gomes dos Santos, morador de Várzea Grande, disse que os encontros de quintas-feiras são prazerosos e uma atividade para toda a família. “Além de deixar o corpo em dia é um exercício físico que melhora a qualidade de vida. É também um incentivo para os jovens, a exemplo do meu neto Arthur, de apenas 6 anos que já participa da ação”, comentou.

Para Sergio Uriel da Silva a atuação da Guarda Municipal neste tipo de atividade física é importante porque além da segurança durante o trajeto, os agentes também fazem a socialização entre os participantes, desmistificando aquele tabu de que a Guarda só aplica multas. “Esta ação mostra que a Guarda Municipal além de fazer a segurança da população, tem serviços relevantes em todos os setores, principalmente o lado social e cultural”, completou.

INCENTIVO: O secretário Evandro Homero Dias, disse que vai propor a prefeita Lucimar Sacre de Campos, que em 2020, o projeto “Pedal da Guarda’, seja incluído no calendário de festividades do aniversário de Várzea Grande. “Este é um evento que tem marcado as noites de quintas-feiras em Várzea Grande e que tem atraído centenas de pessoas, num convívio de interação entre a população local e as que atravessam a ponte vinda de Cuiabá. Por ser um evento atrativo, poderia ser inserido na programação festiva do município”, incentivou o comandante.

Redação blogdoeduardogomes com informação e fotos da Assessoria da PMVG

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies