Boa Midia

Vazio sanitário é blindagem para a soja

Eduardo Gomes

@andradeeduardogomes

 

Na BR-163, em Sorriso, belisco reverencia a soja

Mato Grosso deverá produzir 43,848 milhões de toneladas de soja na safra 2024/25 numa área cultivada de 12.6 milhões de hectares, com produtividade média de 58 sacas por hectare. A estimativa é de empresas do segmento econômico do agronegócio. Mas, para alcançar este patamar o produtor rural terá que osbservar o calendário do vazio sanitário da soja, que começa neste sábado, 7, e termina em 6 de setembro.

O vazio é uma das barreiras fitossanitárias do Ministério da Agricultura e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) para blindagem das lavouras contra os mais diversos ataques. O não cuprimento dele resulta em multas e outras sanções.

A soja é o carro-chefe da economia mato-grossense não somente por ser sua principal lavoura, mas, também, pelo volume de sua exportação in natura e semi industrializada e de seus subprodutos, e por ser a cultura-âncora do sistema rotacional que permite, no mesmo ano, o cultivo do milho ou do algodão na mesma área por ela utilizada.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies